A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Mais de 10 mil títulos eleitorais são cancelados em Crateús

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 10 mil títulos eleitorais foram cancelados por não cadastrarem ou revisarem a biometria, em Crateús. A suspensão do documento atinge 53 municípios. Para normalizar a situação e exercitar a democracia em 2024, os eleitores devem buscar atendimento até 8 de maio do próximo ano.

Conforme o órgão, a revisão biométrica deveria ter sido realizada no biênio de 2019/2020, porém, em decorrência da pandemia de Covid-19 e seus impactos no atendimento ao público, a população que não regularizou a situação permaneceu apta a votar nas eleições de 2020 e 2022.

Para consultar condição eleitoral, siga as seguintes etapas:

 

1. Acesse o site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), pelo link www.tse.jus.br;

2. Abra a aba “Serviços Eleitorais – Situação Eleitoral”.

A plataforma digital também permite pagar multas e agendar atendimento presencial. Ainda é possivel averiguar a regularidade ou a irregularidade da inscrição pelo aplicativo e-Título, disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOs.

Após a consulta, é necessário que cidadão agende o atendimento presencial para cadastrar ou revisar a biometria. Quem não formalizar as pendências pode sofrer penalidades.

 

“No próximo ano nós teremos eleições municipais. O eleitor que estiver com título cancelado não pode votar. Além disso, a pessoa que não está quite coma Justiça Eleitoral ficam impedida de emitir passaporte, contratar empréstimo, matricular-se em instituições públicas de ensino e tomar posse em cargos públicos”, explica a coordenadora de Atendimento ao Eleitor e Cidadania do TRE-CE, Lorena Morais.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir