Entre 1º de janeiro e 28 de dezembro de 2025, a atuação dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resultou em 560 atendimentos a ocorrências de afogamento sem vítimas fatais no litoral do Estado. No mesmo intervalo, apenas um caso de afogamento com óbito foi contabilizado.
Ao longo do ano, o Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMAR) executou um total de 138.329 ações preventivas nas praias cearenses. As estatísticas incluem 28.097 abordagens diretas a banhistas, com orientações, alertas e intervenções voltadas à redução de riscos em áreas consideradas perigosas.

Durante o mês de dezembro, até o dia 28, foram registradas 12.569 ações de prevenção realizadas pelos guarda-vidas. Nesse período, as equipes também atenderam 91 ocorrências de afogamentos não fatais, localizaram cinco pessoas e prestaram diversos atendimentos pré-hospitalares, de natureza clínica e traumática.
Além das ações voltadas à segurança dos banhistas, os dados de 2025 apontam a atuação do BSMAR em outras frentes. Foram atendidas 23 ocorrências envolvendo animais marinhos, oito embarcações à deriva, cinco ações de busca e resgate de animais e outras 57 ocorrências classificadas como diversas.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


