PUBLICIDADE

Mais de 20 cidades atingem 100% de alfabetização no 2º ano do fundamental

Em 2024, 83,6% das 87,6 mil crianças que cursavam o 2º ano do ensino fundamental no Ceará estavam alfabetizadas, segundo os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spаece). A prova, aplicada anualmente pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), abrange alunos do 2º, 5º e 9º ano do fundamental, além da 3ª série do ensino médio, em todas as 184 cidades do estado.

A avaliação censitária mede o desempenho em português e matemática, fornecendo um panorama detalhado por município, rede, escola e turma. Em 2024, o Spаece-Alfa, voltado para o 2º ano, adotou uma nova escala de proficiência de 0 a 1000 pontos, na qual crianças são consideradas alfabetizadas ao atingir 600 pontos.

Analisando os resultados por cidade, Juazeiro do Norte, Barro e Penaforte não alcançaram a média de 600 pontos, indicando que menos de 50% das crianças estavam alfabetizadas nessas localidades. Em números absolutos, Barro e Juazeiro do Norte registraram 46,4%, e Penaforte 49,65%.

Mais de 20 cidades atingem 100% de alfabetização no 2º ano do fundamental
Foto: Pexels

Nas demais cidades cearenses, a maioria alcançou níveis considerados proficientes (600 a 700 pontos) ou avançados (acima de 700). Ao todo, 25 municípios atingiram 100% de alfabetização, incluindo Catunda, Ipaporanga, Ipueiras, Nova Russas, Antonina do Norte, Baixio, Potiretama, Farias Brito, Choró, Piquet Carneiro, Solonópole, Alcântaras, Coreaú, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Meruoca, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Varjota e Guaramiranga.

“Estamos fazendo essa análise continuamente. Grupo de municípios que percebemos maiores desigualdades nos resultados e estamos tentando cooperar com atendimento com mentoria, trabalho de visitação, de apropriação de resultados, de desenho de planos estratégicos para que a gente possa melhorar”, comentou a secretária executiva de Cooperação com os Municípios da Seduc, Emanuelle Grace.

Spaece 2024

No ano passado, o Spаece passou a avaliar o 2º ano em matemática pela primeira vez. Para essa disciplina, a escala é de 0 a 1000 pontos, sendo 500 a pontuação mínima desejada. Nos demais anos do fundamental e na 3ª série do ensino médio, a escala varia de 0 a 500.

Apesar de a matemática ser historicamente um dos desafios nas diferentes etapas de ensino, todas as cidades do Ceará atingiram níveis proficiente ou avançado no Spaece-Alfa. Embora tenha sido notado um avanço geral, municípios como Juazeiro do Norte e Barro tiveram ao menos 40% dos alunos em níveis básicos ou abaixo do básico.

A mudança na escala de proficiência do Spаece-Alfa, de 0–500 para 0–1000, não alterou os critérios de avaliação. Por ora, a transição foi aplicada apenas ao 2º ano, sem previsão de extensão para outras séries.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir