O Programa Voa Brasil, lançado pelo Governo Federal, já permitiu que cerca de 20 mil aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) viajem para diferentes destinos no Brasil. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, as passagens foram adquiridas e emitidas nos últimos quatro meses, com valores de até R$ 200 por trecho.
As viagens foram realizadas para 77 cidades diferentes, com destaque para 10 capitais, que concentram quase 80% das passagens. São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte foram os destinos mais populares.
Em termos de regiões, o Sudeste lidera as preferências, com 44% das passagens, seguido pelo Nordeste com 40%. O Centro-Oeste registrou 8%, enquanto o Sul ficou com 5% e o Norte com 3%.
Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, destaca que os dados revelam que o programa está cumprindo seu objetivo, que é tornar o transporte aéreo mais acessível. “Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de elevada ociosidade”, comenta.
O programa Voa Brasil oferece a cada aposentado do INSS o direito de comprar passagens para até dois trechos aéreos por ano. A compra é realizada exclusivamente no site oficial do Programa.
O Ministério de Portos e Aeroportos também orienta os usuários a acessarem o site somente pelo domínio gov.br, garantindo a segurança de seus dados pessoais. A pasta recomenda cautela em relação a links que ofereçam o programa, indicando que o acesso deve ser feito apenas por meio do login oficial no Gov.br.
Lançado no final de julho deste ano, o Voa Brasil será expandido em 2025. O intuito é incluir estudantes de baixa renda como público-alvo no primeiro semestre.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.