PUBLICIDADE

Mais de 300 empresas do Ceará receberam o Selo Sebrae de Qualidade Empresarial

Um total de 370 empresas subiram ao palco do Buffet La Maison, na manhã desta terça-feira (12), para receberem o Selo Sebrae/CE de Qualidade Empresarial em suas várias categorias. Deste universo, 239 receberam o Selo Diamante; 79, o Selo Ouro e 52, o Selo Prata.

A 26ª edição do Selo contou com participações de empresas dos ramos de Alimentação fora do Lar (restaurantes, serviços de buffet, barracas de praia e bares), de Coworking, de Lazer, Turismo e Eventos (agências de viagens, hotéis, pousadas e organizadoras de eventos), como também, Saúde e Bem-Estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação) e Transporte (manutenção de veículos e oficinas de automóveis).

O Selo de Qualidade Empresarial teve algumas mudanças em seu escopo de trabalho neste ano de 2024. A validade do Selo que passa de um para dois anos foi a primeira. Depois, a pedido dos empreendedores houve a inclusão da atividade de Coworking.

A partir de agora, o Selo irá, também, mensurar e avaliar as práticas de ESG- que é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Detalhe: os participantes terão que seguir um conjunto de padrões e boas práticas que avaliem a sustentabilidade, a gestão e a consciência social das empresas inscritas, trazendo mais um diferencial de mercado para os setores atendidos pela certificação. Também será entregue, ainda, o Selo PetFriendly que visa preparar os pequenos negócios para receber os clientes e seus animais de estimação, como forma de agregar valor ao atendimento.

As empresas que concorreram ao Selo Sebrae de Qualidade Empresarial passaram por um processo de análise e avaliação do nível de maturidade do Sistema de Gestão, feito por consultores contratados pelo Sebrae/CE. O resultado destas análises é submetido aos membros do Comitê do Gestor do programa, que é composto por representantes de 16 instituições empresariais e do poder público, especialmente convidadas para fazerem esta avaliação.

“As empresas levam tanto a sério o Selo, que investem para ter o Selo Diamante. Porque esse Selo é fruto de um Edital. As empresas pagam para participar do Edital e tem que investir naquilo que o Edital requer. E tem uma avaliação depois, de um Comitê Gestor. Se ela cumpriu os critérios, aquilo que exige o Edital” foi o que disse em entrevista coletiva à imprensa cearense, o diretor-superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo.

O Selo Sebrae

Nascido no Ceará e adotado por outros estados brasileiros, o Selo Sebrae de Qualidade Empresarial é um programa que tem como finalidade, estimular a implantação de melhorias dos sistemas de gestão nas empresas de serviços cearenses. Isso, de modo a contribuir para uma maior competitividade, qualidade, inovação e, ainda, sustentabilidade.

Em 2023, o Selo Sebrae surpreendeu com 418 empresas inscritas sendo que, deste total, 295 receberam a certificação. Já, nesta edição do ano de 2024, o desempenho do Programa foi ainda melhor: o total de empresas inscritas somou 557 participantes e, deste universo, 370 empresas.

> As imagens exibidas na matéria são de autoria de Igor Barbosa e Paula Matos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir