Um levantamento do Instituto Datafolha aponta que 44% dos brasileiros pretendem economizar dinheiro em 2026, tornando este o objetivo mais citado entre as metas para o próximo ano. Em segundo lugar, com 37% das menções, aparece o desejo de dedicar mais tempo à convivência com familiares e amigos. Metas relacionadas à alimentação também figuram entre as respostas mais frequentes.

O levantamento registra ainda objetivos ligados à saúde física e à qualificação profissional. Entre eles, o início de atividades físicas regulares e a realização de cursos voltados ao aprimoramento de habilidades.
O estudo também identificou a presença de objetivos associados à saúde mental, ao equilíbrio emocional e à realização de viagens, ainda que com menor incidência. Esta foi a primeira vez que o Datafolha realizou uma pesquisa específica sobre metas para o ano seguinte, o que impede comparações com séries históricas.
Metodologia
O estudo ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios brasileiros, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Ao todo, os entrevistados puderam escolher entre 14 opções de objetivos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


