Mais de 40 pessoas foram presas e outras 98 denunciadas por envolvimento em crimes relacionados às eleições de 2024 em Caucaia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13/05) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
Segundo a pasta, a investigação identificou a atuação de uma quadrilha que tentava interferir no pleito municipal. O inquérito policial foi concluído e encaminhado à Justiça, mas o número de indiciados e a data exata do envio não foram revelados.
De acordo com a Polícia Civil do Ceará (PCCE), os suspeitos enfrentam acusações como intimidação de eleitores, extorsão a candidatos e tentativas de manipular campanhas políticas. Todos os envolvidos já possuíam antecedentes por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas e participação em organização criminosa.

As prisões ocorreram em setembro, durante uma operação da Polícia Civil. Um dos alvos do grupo criminoso foi o atual prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), que à época ainda era candidato. A deputada estadual Emília Pessoa (PSDB), que também disputava a Prefeitura, foi outra vítima.
Intimidação e Violência
Entre os episódios atribuídos à quadrilha estão ações violentas que ocorreram durante a campanha eleitoral. Em agosto, um evento político de Emília, no bairro Capuan, foi interrompido por disparos de arma de fogo. Ninguém ficou ferido.
Dias depois, durante uma caminhada de Naumi no bairro Planalto Caucaia, novos tiros foram ouvidos, provocando correria entre os apoiadores. Na ocasião, também não houve feridos.
Extorsão
Durante as investigações, a polícia descobriu que uma facção criminosa local cobrava entre R$ 50 mil e R$ 100 mil de candidatos para permitir que eles fizessem campanha em determinadas áreas da cidade. As ameaças eram feitas tanto por mensagens de WhatsApp quanto pessoalmente a organizadores dos eventos políticos.
Em outubro, Caucaia foi listada entre os seis municípios cearenses que preocupavam a Justiça Eleitoral por conta da interferência do crime organizado nas eleições. Também estavam na lista Santa Quitéria e Sobral.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.