Entre janeiro e março, 42.076 novas empresas foram registradas no Ceará, segundo levantamento da Junta Comercial do Estado (Jucec). O número representa um crescimento de quase 58% em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 26.691 novos empreendimentos.
A maior parte das novas constituições foi registrada no setor de Serviços, que respondeu por cerca de 67% das aberturas. O Comércio veio na sequência, seguido pela Indústria. Apenas em março, o número de empresas criadas superou os 10 mil registros.
Segundo especialistas, o ambiente favorável à atividade empreendedora é resultado direto da modernização dos processos de registro, que vêm sendo implementados pela Jucec. A digitalização dos serviços, a integração com plataformas de gestão pública e a automatização de atendimentos contribuíram para reduzir a burocracia e encurtar os prazos. Por exemplo, hoje, uma empresa pode ser aberta em poucas horas.
O movimento local segue uma tendência observada em todo o país. Dados do Sebrae indicam que o volume de microempreendedores individuais (MEIs) teve alta de 35% até março. Já as micro e pequenas empresas cresceram 28% no mesmo intervalo.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.