PUBLICIDADE

Mais de 5 mil árvores nativas são plantadas em um mês pela Prefeitura de Fortaleza

Plantio de árvores nativas em Fortaleza.
Foto: Reprodução

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), iniciou a um grande plano de arborização na cidade e, somente no mês de março, realizou o plantio de mais de cinco mil árvores nativas, respeitando as características específicas de cada praça e espaço urbano. 

Neste primeiro momento, foram contemplados espaços como canteiros das avenidas Aldyr Mentor e Manuel Dias, Praça dos Maias, Parque da Longevidade, Praça da Justiça, Praça Salinas, Praça Castelo Encantado, Praça do Conjunto João Paulo II, Praça do Conjunto Tamandaré, Lagoa da Zeza, Lagoa da Libania, entre outras.

As espécies escolhidas foram: Paineira Rosa, Ipês, Flamboyant, Pau-d’arco roxo, Cairaíba e Arapiraca, levando em consideração fatores como resistência ao clima, benefícios para a fauna e capacidade de sombreamento, garantindo que as árvores tenham um crescimento saudável e tragam impactos positivos para o meio ambiente e para a cidade.

“Será uma ação contínua da Secretaria durante toda a gestão. A ideia principal foi aproveitar o período chuvoso, contando com parceria de outros órgãos da Prefeitura e empresas, contemplando os mais diversos pontos da cidade, em especial, as áreas periféricas, onde há maior área de calor”, revela o titular da Seuma, João Vicente.

Além de ampliar as áreas verdes, a ação promove a recomposição vegetal de espaços urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura em áreas pavimentadas e o aumento da infiltração de água no solo, reduzindo o risco de alagamentos. João Vicente destaca ainda que a iniciativa também reforça a importância da educação ambiental, incentivando a população a participar e acompanhar o crescimento das árvores, criando um senso de pertencimento e cuidado com o espaço público.

Outro aspecto fundamental é a valorização da biodiversidade, pois as árvores nativas servem como abrigo e fonte de alimento para diversas espécies da fauna local, como pássaros e insetos polinizadores.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir