De acordo com pesquisa do Sebrae, 72,2% de negócios no Ceará são comandadas por pessoas negras, no que corresponde a parte da população formada por pretos e pardos. Essa quantidade representa 1,1 milhões de negócios em território cearense. O levantamento é baseados nos dados do 4º trimestre de 2023 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).
Já em relação ao todo Brasil, os negros são donos de 52,4% dos negócios em País, o que representa uma quantidade de quase 15,6 milhões de empreendedores, no qual, 67,8% de todos esses são homens. Esse levantamento do Sebrae considera donos de negócio como aqueles que tem essa função como trabalho principal.
Portanto, são aqueles que comandam um empreendimento, tendo ou não um CNPJ, e que possuam ao menos um empregado. Ou até mesmo aqueles que trabalhem por conta própria, dirigindo um empreendimento, com ou sem CNPJ, sozinhos ou com sócio, e que não possuem empregados.
Levando em consideração apenas a população com idade economicamente ativa, pessoas com mais de 14 anos, os proprietários de negócios negros no Ceará representam 10,8% da população. Ou seja, 11 a cada cada 100 cearenses em idade economicamente ativa são negros comandando empreendimentos. Enquanto isso, 4% de donos de negócios em território cearense são brancos em idade economicamente ativa.
Mesmo com essa grande quantidade de negros como donos de empreendimentos no Ceará, ainda há um número considerável de pardos e pretos que não estão envolvidos nesse universo. A pesquisa do Sebrae detalha que a proporção de empreendedores negros, quando comparada com o universo total da população cearense de pessoas pretas e pardas em idade economicamente ativa, é de apenas 14,9%.
Em outras palavras, a cada 100 negros residentes no Ceará com idade acima de 14 anos, cerca de 15 estão à frente de negócios. Já com a população branca economicamente ativa, essa quantidade é 15,4% maior.
Além disso, a pesquisa revela que, em todo o País, há uma proporção maior de empreendedores brancos, quando comparados apenas com a população economicamente ativa de cada raça separadamente.Enquanto a taxa de empreendedores no universo da população branca brasileira acima de 14 anos é de 18,5%, os donos de negócio pretos ou pardos respondem por 15,9% da população economicamente ativa da raça negra.
Veja o perfil do empreendedorismo negro no Brasil durante o ano de 2023:
- 67,8% são homens;
- 50,8% têm entre 30 e 49 anos de idade
- 42,8% possuem o ensino médio completo e 13,5% possuem o ensino superior completo; somente entre as mulheres pretas e pardas empreendedoras, 18,5% têm ensino superior 47,2% têm ensino médio
- Cresce a quantidade de negros donos do próprio negócio que contribuem para Previdência – em 2023, atingiu o recorde de 28,7%, diferença de 10,7 pontos percentuais em relação a 2012
- Estão presentes majoritariamente nas regiões Sudeste (37,7%) e Nordeste (32,7%)
- Atuam em sua maioria no setor de Serviços, que atinge seu recorde histórico em 2023, com 41,4%
- 89,8% são empreendedores por conta própria e 10,2% são empregadores
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC