PUBLICIDADE

Mais feriados prolongados em 2026 devem impulsionar o turismo

Foto: Reprodução

2026 será um ano repleto de feriadões, e muitos brasileiros já começam a planejar como aproveitar os dias de descanso. Feriados prolongados costumam lotar as ladeiras de Salvador.

“Eu gosto de lugares que consigam unir uma boa praia com uma boa gastronomia”, diz a comerciante Mariana Resende.

Em Minas Gerais, os dias de folga também costumam movimentar as ruas históricas de Ouro Preto.

“Eu gosto muito de feriado prolongado para conhecer, principalmente conhecer outros lugares, outros estados. É bem legal”, conta a estudante Grabrielle Nascimento.

Para quem aprecia viajar e consegue emendar o feriado com o fim de semana, já é possível organizar o calendário de 2026. Dos dez feriados nacionais, sete cairão em uma sexta-feira ou segunda-feira. Entre eles estão a Sexta-feira da Paixão, o Dia do Trabalhador, a Independência do Brasil, o Dia da Padroeira — Nossa Senhora Aparecida, Finados, Consciência Negra e o Natal.

Para quem puder prolongar ainda mais o descanso, outros dois feriados oferecem essa possibilidade: o primeiro dia do ano, que será em uma quinta-feira, e Tiradentes, que cairá em uma terça-feira. Sem contar o Carnaval e o Corpus Christi, que são pontos facultativos, mas que muitos brasileiros também aproveitam para emendar. A única exceção será a Proclamação da República, que cairá no domingo.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo acredita que esse calendário, com folgas mais extensas, pode atrair um novo perfil de viajante: pessoas que conciliam trabalho e lazer.

“Para evitar preços mais altos da parte aérea, então eles vão, por exemplo, na segunda ou na terça, ficam dois ou três dias trabalhando à distância, aproveitam o feriado e depois retornam. Isso também faz com que as viagens tendam a ser um pouquinho mais compridas do que só o feriado, o que aumenta, obviamente, o faturamento de hotelaria, de restaurantes, dos operadores e agências de viagem”, afirma Fabiano Camargo, presidente do conselho da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.

No Recife, a representante farmacêutica Fabiene Borges, que é de Minas Gerais, aproveita o feriadão atual, mas já está de olho nas datas de 2026:

“Quero, mais quero mais feriado. Quanto mais, melhor. Vamos viajar em todos eles. A gente até trabalha melhor”.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir