A jornalista Manuela d’Ávila participará de uma aula gratuita e aberta ao público na Universidade Federal do Cariri, (UFCA). O evento faz parte das comemorações dos 15 anos do curso de Jornalismo da UFCA. A aula tem o tema “Somos as palavras que usamos: jornalismo no combate à desinformação”. A aula aberta irá ocorrer no dia 23 de abril, no auditório Beata Maria de Araújo (campus Juazeiro do Norte).
Jornalista, escritora, ativista, mestra e doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Manuela preside o Instituto E Se Fosse Você?, que tem como foco o combate à desinformação e redes de ódio.
De acordo com Ligia Coeli, professora e coordenadora do curso de jornalismo da UFCA, discutir a desinformação e as formas de identificar as estratégias de criação de conteúdos falsos é essencial no processo de formação de jornalistas. “Especialmente num momento em que há plataformas e programas de todo o tipo sendo largamente utilizados para a criação de vídeos, áudios e imagens, ter subsídios para saber como denunciar o falseamento é questão de primeira ordem para manter a qualidade do nosso trabalho”, afirma.