PUBLICIDADE

Mapeamento de solos impulsiona agricultura sustentável no Ceará

Nesta quinta-feira (05/12), será apresentado oficialmente o Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos do Estado do Ceará. A iniciativa é promovida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Projeto São José.

O projeto tem o propósito de fornecer informações para fortalecer a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Entre os principais objetivos, está a criação de estratégias que tornem a agricultura mais resistente às condições do semiárido, beneficiando tanto grandes produtores quanto agricultores familiares.

Mapeamento de solos impulsiona agricultura sustentável no Ceará
Foto: Divulgação/Funceme

Com base na escala 1:100.000, o estudo permite identificar diferentes tipos de solo e suas características, possibilitando uma análise mais precisa das potencialidades e limitações das áreas mapeadas. Outra novidade é o acesso facilitado aos dados por meio de um e-book e do aplicativo Solos+Ceará, ambos desenvolvidos para democratizar as informações do levantamento. As ferramentas serão apresentadas durante o evento e estarão disponíveis para download.

Programação

Quinta-feira (05/12)

  • 9h: Cerimônia de abertura
  • 10h: Apresentação do levantamento e do aplicativo Solos+Ceará
  • 13h: Mesa redonda sobre o potencial de terras para irrigação no estado

Sexta-feira (06/12)

  • 8h: Debate sobre ferramentas portáteis para análise de solos
  • 10h: Palestra “Solos: Conhecer para Cuidar” e práticas agroecológicas contra a desertificação
  • 11h30: Cerimônia de encerramento

O lançamento do Levantamento de Solos do Ceará ocorrerá no Auditório da SDA. O endereço é Av. Bezerra de Menezes, número 1820, bairro São Gerardo, em Fortaleza.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir