PUBLICIDADE

Maranguape e outros nove municípios receberão ações mais intensas para o combate à criminalidade

Maranguape e mais nove municípios concentram mais da metade dos índices de mortes violentas no Estado do Ceará - (Foto: Reprodução)
Maranguape e mais nove municípios concentram mais da metade dos índices de mortes violentas no Estado do Ceará – (Foto: Reprodução)

O município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve a maior taxa de mortes violentas do país em 2024. Além de ser nessa cidade, o Governo estadual promete intensificar ações em Caucaia, Maracanaú e Fortaleza. O município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, registrou em 2024 a maior taxa de homicídios do Brasil, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Foram 79,9 mortes violentas por 100 mil habitantes, índice que colocou a cidade no topo do ranking nacional. 

Em 2023, a taxa já era preocupante: 68,4. O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que os dados do anuário servirão de norte para o reforço estratégico das ações de segurança pública em todo o Ceará, com foco especial em cidades como Maranguape, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza. Segundo o chefe do Executivo Estadual, esses municípios somados a outros sete concentram mais da metade dos crimes violentos registrados no Estado.

“Se os dados apontam que devemos realizar reforço em todo o Ceará, eles também indicam que esse trabalho deve ser mais forte em municípios como Fortaleza, Maranguape, Caucaia e Maracanaú. E é o que faremos com o concurso que estamos realizando, fortalecendo a Polícia Militar e a Polícia Civil. Também vamos buscar relacionamento com o Poder Judiciário nesses municípios”, afirmou Elmano.

Além do reforço nas forças policiais, o governador ressaltou a necessidade de ações preventivas, especialmente com foco na juventude. Ele destacou o fortalecimento do programa Previo, iniciativa do governo estadual voltada à prevenção da violência entre adolescentes e jovens, por meio de acompanhamento e atividades socioeducativas.

“Vamos atuar próximo da nossa juventude. Assim, iremos fazer um trabalho de prevenção aliado às ações de repressão no Ceará”, pontuou.

Facções e guerra pelo tráfico impulsionam mortes em Maranguape

A escalada da violência em Maranguape está ligada, segundo investigações, à disputa entre facções criminosas, sobretudo entre o Comando Vermelho e a Guardiões do Estado. A guerra pelo controle do tráfico de drogas tem resultado em ataques sistemáticos e execuções em diversos bairros da cidade.

Outros municípios cearenses também figuram entre os mais violentos do país. Caucaia, com 68,7 mortes por 100 mil habitantes, Maracanaú (68,5), Itapipoca (63,8) e Sobral (59,9) estão na lista das 20 cidades com maiores índices de homicídio do Brasil.

Redução em 2025

Apesar dos números alarmantes de 2024, os dados preliminares do primeiro semestre de 2025 indicam tendência de queda na violência em várias cidades cearenses. Em Maranguape, por exemplo, houve redução de 29% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A expectativa do governo é que o concurso público em andamento para as forças de segurança ajude a manter a tendência de redução nos próximos meses. 

O reforço no efetivo deve permitir uma presença mais eficaz do Estado nas áreas mais críticas. Confira a declaração de Elmano:

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir