PUBLICIDADE

Maranguape integra lista inicial de cidades com vacina contra dengue

O município de Maranguape será um dos primeiros municípios do país a receber a nova vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan e incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação do imunizante, em dose única, tem início marcado para o dia 17 de janeiro e integra uma estratégia nacional de enfrentamento à doença.

A vacinação na cidade cearense ocorrerá juntamente com as cidades de Nova Lima, em Minas Gerais, e Botucatu, em São Paulo. A meta do Ministério da Saúde é alcançar pelo menos 50% da população dessas localidades, com foco em pessoas entre 15 e 59 anos.

De acordo com a pasta, a ação utilizará parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan. Além da população em geral, o primeiro lote também contemplará profissionais da atenção primária que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Maranguape integra lista inicial de cidades com vacina contra dengue
Foto: Divulgação/Instituto Butantan

A escolha desses primeiros municípios faz parte de uma etapa inicial de avaliação da efetividade da estratégia vacinal. Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação para outras localidades ocorrerá de forma gradual, conforme o aumento da produção do imunizante.

Esse processo está vinculado à parceria de transferência de tecnologia firmada entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines. A previsão é que, com o avanço da fabricação, a vacinação seja expandida para todo o país, começando pela população de 59 anos e avançando progressivamente até a faixa etária de 15 anos, de acordo com a disponibilidade de doses. Atualmente, o SUS já oferta uma vacina contra a dengue produzida no Japão, aplicada em duas doses e destinada exclusivamente a adolescentes de 10 a 14 anos.

Resultados

Uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet Regional Health – Americas aponta que a vacina é capaz de reduzir a carga viral em pessoas infectadas pelo vírus da dengue. Aliado a isso, também mantém eficácia contra os diferentes genótipos em circulação no Brasil.

Maranguape integra lista inicial de cidades com vacina contra dengue
Foto: Reprodução

O levantamento analisou amostras de 365 voluntários que apresentaram dengue sintomática entre 2016 e 2021, em 14 estados brasileiros. Ao comparar indivíduos vacinados e não vacinados, os pesquisadores observaram que, mesmo nos casos de infecção após a vacinação, a carga viral foi significativamente menor entre os imunizados.

Segundo os autores do estudo, a redução da carga viral está associada a quadros clínicos menos graves e demonstra a capacidade da vacina de induzir resposta imune e limitar a replicação do vírus nas células.

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após análise de dados de cinco anos de acompanhamento de cerca de 16 mil voluntários participantes dos ensaios clínicos. Na faixa etária de 12 a 59 anos, indicada pela agência reguladora, o imunizante apresentou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra casos graves da doença e com sinais de alarme.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir