PUBLICIDADE

Marcada pela pluraridade regional, Mostra Sesc Cariri reforça ligações entre territórios culturais

Foto: Ascom Sesc

 

Mais um ano se aproxima, e a região do Cariri se prepara para sediar um dos maiores encontros culturais do Brasil: a Mostra Sesc Cariri de Culturas. Esse evento se insere no cenário cultural do Cariri, oferecendo ao público uma programação que enaltece uma cultura diversificada e enraizada em tradições, enquanto também mantém um foco nas expressões culturais do Ceará. Com o tema “A Flora da Chapada do Araripe como Patrimônio Ambiental para a Humanidade”, a Mostra ocorrerá do dia 24 ao dia 27 de agosto, abrangendo todo o Cariri e estendendo-se a três cidades do Centro-Sul: Iguatu, Icó e Orós.

Durante esses quatro dias, o evento promoverá uma verdadeira troca territorial, transportando elementos da Mostra Sesc HQ de Pacoti, realizada no Maciço de Baturité, e da Mostra Sesc de Artes Visuais de Sobral, no Vale do Acaraú, para o Cariri e o Centro-Sul. Isso abrirá caminho para que os artistas cearenses circulem entre esses territórios, estimulando uma variedade de interações. Através desse movimento, não apenas ocorrerá um intercâmbio cultural e artístico entre as regiões do estado, mas também uma formação de público que terá acesso à rica cultura cearense. Essa abordagem consolida a missão cultural da Mostra, alinhando-se com a estratégia cultural delineada pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc, para o Ceará, conforme explicado por Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará.

Neste ano, a edição do evento contará com 192 grupos, envolvendo 337 atividades nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Biblioteca, Expressões da Tradição, Literatura, Música e Oficina de Formação Artística, englobando um total de 1.828 artistas, músicos, escritores, mestres e intérpretes das tradições culturais. O Senac também se junta à celebração, trazendo oficinas, palestras, desfiles, aulas de gastronomia, turismo ecológico, apresentações artísticas e outras atividades educacionais representativas da região.

A programação é gratuita, com exceção do show de abertura, protagonizado pela cantora Baby do Brasil, onde será solicitada uma doação de 2kg de alimentos não perecíveis para garantir o ingresso. Durante a Mostra, o Sesc inaugurará o Museu Orgânico Terreiro Cultural da Mestre Maria de Tiê, honrando a figura de Maria de Tiê, líder comunitária e guardiã das tradições culturais na Comunidade Quilombola dos Souza, em Porteiras-CE. Esse museu se soma a uma rede de espaços que preservam e celebram a cultura popular.

A Mostra, ao promover diversas experiências culturais, desempenha um papel crucial em incentivar as múltiplas manifestações populares que definem a identidade nordestina, abraçando simultaneamente as expressões contemporâneas. Essa abordagem estabeleceu a Mostra como um dos principais projetos de disseminação da arte e cultura brasileiras, conforme destacado por Henrique Javi, superintendente de Ações Integradas do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc Ceará.

A base da cultura reside no patrimônio material e imaterial de uma comunidade, e o Cariri é reconhecido como um viveiro de tradições. Desde 2019, o Sesc vem liderando esforços para reconhecer a Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, ressaltando seu valor tanto cultural quanto ambiental. Nessa Mostra, a riqueza da flora da Floresta Nacional do Araripe estará em foco, com a identidade visual do evento desenvolvida a partir do trabalho do fotógrafo e músico Pachelly Jamacarú. A exposição de artes visuais de Jamacarú culminará em um show de encerramento no último dia da Mostra.

O Senac, por sua vez, enriquecerá a programação com quatro domínios de atuação: Saúde e Bem-Estar, Moda, Gastronomia e Turismo. O evento também abraçará iniciativas como desfiles e workshops, além de receber profissionais renomados em áreas como Moda e Gastronomia, incluindo a presença do chef Rodrigo Oliveira. As atividades no Sítio Fundão oferecerão trilhas, degustação de café e discussões sobre empreendedorismo.

Em suma, a Mostra Sesc Cariri de Culturas, concebida pelo Sistema Fecomércio Ceará por meio do Sesc, estabeleceu-se como um centro de disseminação de uma ampla gama de expressões artísticas e culturais, ganhando reconhecimento como um dos maiores encontros desse tipo no Brasil. Acontecendo anualmente no Cariri, essa Mostra transforma a região em um palco para teatro, dança, exposições, shows, literatura e diversas formas de intercâmbio artístico e cultural, promovendo a diversidade e o compartilhamento criativo entre os participantes.

Mostra Sesc Cariri de Culturas De 24 a 27 de agosto de 2023

Programação completa: https://www.mostrasescdeculturas.com.br/

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir