Em um evento realizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) nesta sexta-feira (02/08), o presidente Lula (PT) sancionou o Marco Legal do Hidrogênio Verde (H2V). Atualmente, o Ceará já conta com 33 memorandos de entendimento, seis pré-contratos e três licenças ambientais para projetos de Hidrogênio Verde no Pecém.
Na ocasião, também foi anunciado um financiamento de R$ 3,6 bilhões para a finalização da Transnordestina, que terá um novo trecho até o Pecém. A ordem de serviço que foi assinada é específica em relação ao trecho entre Quixeramobim e Quixadá. A empresa Marquise será responsável pela obra, cuja infraestrutura do lote MVP 6 está autorizada a começar.
Durante a assinatura, o presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho, solicitou agilidade na liberação dos fundos. Já Lula pediu comprometimento com a conclusão das obras até 2026, sugerindo que, se necessário, a empresa trabalhe em três turnos.
A expectativa é que a conclusão da Transnordestina aumente a competitividade dos portos em mais de 20%, beneficiando o Ceará com grãos mais baratos e melhorando a economia local. Na oportunidade, o governador Elmano de Freitas (PT) revelou que um investimento será anunciado em breve no novo polo automobilístico de Horizonte, focado na produção de peças da indústria automobilística.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.