PUBLICIDADE

Marinha do Brasil e Forças Armadas da França realizam Operação Jeanne d’Arc em Fortaleza

A Marinha do Brasil e as Forças Armadas da França realizam entre os dias 22 e 26 de março, a Operação Jeanne d’Arc em Fortaleza-CE. O treinamento militar conjunto reunirá 1.200 militares, sendo metade brasileiros e metade franceses, consolidando-se como um dos maiores exercícios militares realizados no litoral nordestino.

As Forças Armadas francesas serão representadas pela Marinha Nacional Francesa (MNF) e pela 9ª Brigada do Exército da França, unidades especializadas em operações anfíbias. As atividades ocorrerão em diferentes pontos da capital cearense, incluindo o Porto do Mucuripe, a Praia de Pecém, o Campo de Instrução General Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto (CIGMT) e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE).

O exercício contará com uma ampla estrutura de meios navais, terrestres e aeronavais, destacando-se a presença do Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia), do Porta-Helicópteros Anfíbio Mistral (L9013), da Fragata Surcouf (F711) e da Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes ASTROS (Bia LMF), equipada com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP). Também serão utilizados carros lagarta anfíbios, helicópteros UH-15 Super Cougar e diversas embarcações e viaturas militares.

A Operação Jeanne d’Arc terá ainda um papel estratégico na formação de cadetes franceses da Escola de Aplicação para Oficiais, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento da cooperação entre as marinhas do Brasil e da França. O treinamento conjunto busca aprimorar capacidades operacionais e desenvolver novas doutrinas e procedimentos para ambos os países.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir