PUBLICIDADE

Matheus Teodoro é agraciado com Medalha do Mérito Jurídico

Composição da Mesa / Foto: Felipe Tárcio

 

Batizada com o nome do jurista cearense José de Albuquerque Rocha, a medalha criada em 2011 foi concedida ao advogado Matheus Teodoro Ramsey Santos, pelos seus esforços, dedicação e notória atuação no âmbito das Ciências Jurídicas. A concessão da Medalha entregue na noite de 08 de agosto de 2023, no Plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza, teve a assinatura do presidente da Casa Legislativa, Gardel Rolim, e como requerente, o também vereador Erivaldo Xavier, conhecido como Cônsul do Povo.

“Realmente faltam palavras… Como eu falei em meu discurso. Acho que nem no meu melhor cenário, eu imaginaria que nem tão cedo eu conseguiria ser honrado com essa medalha. Então, pra mim, ela tem uma simbologia que realmente é indescritível. E eu espero que sirva de inspiração para outras pessoas de minha geração” foi o que revelou em entrevista à Rede ANC, o advogado Matheus Teodoro.

O propositor da honraria, vereador Erivaldo Xavier, justificou a homenagem: “o doutor Matheus é um rapaz novo que graças a Deus tem feito um grande trabalho à frente de vários órgãos do Estado e que tem se destacado”, disse o Cônsul do Povo, que ainda enalteceu: “pra mim foi uma honra conceder essa Medalha Jurídica de Fortaleza”.

Já o desembargador Teodoro Silva Santos, pai do homenageado, externou a sua alegria em ver o filho sendo laureado com importante medalha da Câmara Municipal de Fortaleza: “esse momento para mim é um momento ímpar. É uma das maiores felicidades que um pai pode ter. É exatamente ver um filho crescendo, se desenvolvendo moralmente, profissionalmente, apresentando e prestando contas com a sociedade do que é ser um ser humano voltado para o bem”.

O desembargador que é tido pelo filho como a sua fonte diária de inspiração, ainda pontuou: “o Matheus foi forjado a uma vida de um ser humano norteado pela fraternidade, humanidade, dedicado aos estudos e destacado nas classes das ciências jurídicas”. Felicidade e emoção são dois sentimentos que marcaram para o magistrado, na memorável noite de homenagem ao filho: “esse reconhecimento servirá de exemplo não só para os irmãos do Matheus, mas para todos que palmeiam pelo caminho da vida correta, os que se dedicam aos estudos e que procuram vencer”.

Quem também falou sobre a homenagem foi o tio do agraciado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato. “Muita justa a homenagem. Não é porque seja meu sobrinho, mas é uma homenagem muito justa”, explicou o presidente do TRE, acrescentando: “o Matheus é uma pessoa muito capacitada, muito dedicada, compromissada com a coisa e o bem público e que preza muito pelos direitos das pessoas e direitos dos jurisdicionados. Ele está de parabéns e a sociedade fortalezense também está de parabéns com essa homenagem muito bonita e muito justa”, afirmou.

Vereador Erivaldo Xavier (Cônsuil do Povo) e Matheus Teodoro / Foto: Felipe Tárcio

 

Composição da mesa

A solenidade de entrega da Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha ao advogado Matheus Teodoro, contou em sua mesa de honra com o presidente da Sessão Solene, vereador Professor Enilson; o propositor da homenagem, vereador Erivaldo Xavier (Cônsul do Povo); o assessor especial e relações comunitárias, André Barbosa, que representou o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o presidente do TRE/CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Klênio Sávio; o desembargador Theodoro Silva Santos, pai do homenageado; o subsecretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Santos; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Flávio Holanda; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutierrez e o homenageado da noite.

Reconhecimento  

“Eu sou uma construção de várias pessoas que passaram e/ou estão na minha vida e de vários momentos e contextos”, disse Matheus em seu discurso que o considerou como uma verdadeira carta de agradecimento. Quem esteve presente na Sessão Solene de Entrega da Medalha do Mérito Jurídico José de Albuquerque Rocha não só viu, como comprovou e aplaudiu com intensidade.

E, por falar em construção, lhe veio à cabeça uma música de um rapper brasileiro, o BK, que citou um trecho: “Eu sou a continuação de um sonho; Da minha mãe, do meu pai; De todos que vieram antes de mim; Eu sou a continuação de um sonho; Da minha vó, do meu vô; Quem sangrou pra gente poder sorrir.”

Outras pessoas que tanto gosta, admira e quer bem, não passaram despercebidas pelo homenageado a exemplo de Deus, da  desembargadora Iracema do Vale, do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do senador da República, Camilo Santana, do desembargador Carlos Alberto, do Dr. Vilmar Ferreira, de Thiago Montezuma, de Hélio Winston, do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, do vereador Erivaldo Xavier e do amigo Tiago Asfor, que foi exatamente quem lhe deu a primeira oportunidade de estágio e contato com a prática jurídica.

Também integraram a lista de reconhecimentos de Matheus,  a madrasta Maysa, a namorada Beatriz, colegas e companheiros da Agência Reguladora do Ceará (ARCE), os seus amigos e sócios, Celso e Daniel, que muito compartilham e lhe ensinam no cotidiano. “Dividir a vida profissional com vocês é uma verdadeira honra”, revelou para a plateia o homenageado com a Medalha do Mérito Jurídico, que fez ainda, um agradecimento especial ao cerimonial, funcionários, segurança, assessores e garçons da Casa Legislativa da capital cearense.

À mãe

“Meu muito obrigado à mulher mais incrível e guerreira que já conheci, Terry Lee Ramsey que foi mãe e pai dos meus irmãos mais velhos, que sempre lutou por tudo que quis e conquistou de cabeça erguida, que sempre exalou amor e compreensão: minha mãe. Sem a Sra. eu não teria chegado nem na metade de onde cheguei”, afirmou Matheus Teodoro em seu discurso de agradecimento.

Ao pai

“Certamente não serei nem 1/3 do que o Sr. é e representa para mim – e, a bem da verdade, nem quero, pois esse é um lugar do Sr. Mas farei o que faço de melhor: honrar as oportunidades que me foram dadas; honrar o nome do Sr e de todos os meus familiares; ser sempre grato aos meus; e me esforçar para trilhar a minha trajetória e, quem sabe um dia, deixar um legado como o Sr já fez e vem fazendo muito bem”, ressaltou Matheus que tem o pai como o seu maior amor, melhor amigo, maior exemplo, maior professor e uma das razões do seu viver.

Aos irmãos mais velhos Tiago e Fábio

“Obrigado por serem verdadeiros exemplos pra mim, por me ensinarem e amarem tanto, por fazerem da minha vida um lugar mais acolhedor. O que eu sinto por vocês não tá escrito em lugar algum. Amo muito vocês” foi o que o advogado também mencionou para o público.

Ao irmão mais novo

“Davi, obrigado por, do seu jeito, me ensinar tanto e me dar a oportunidade de poder fazer um pouco do que meus irmãos mais velhos fizeram por mim”. Essa é mais uma declaração que Matheus Teodoro fez questão de imprimir, junto às palavras proferidas em seu discurso.

Aos eternos colegas

“Tenho a sorte de ter verdadeiros irmãos e irmãs que compõem esses alicerces – presentes da vida e, boa parte, do meu eterno colégio, o Antares: Rogean, Expedito, Priscila, Cláudio, João Jorge, Gabriel, Bruno, Júlia… Obrigado por existirem na minha vida. Sou muito grato pela vida de vocês e por nossas amizades”, reconheceu o advogado agraciado com a Medalha do Mérito Jurídico.

Homenagens Póstumas 

“Não tem como esquecer da minha Avó Alaide Silva Santos, ou, apenas, “Vó Laíde”, que eu tive o prazer e privilégio de conviver diariamente com ela nos seus últimos anos de vida. A história dela não só emociona como inspira”, enfatizou o advogado Matheus Teodoro Ramsey ao fazer as homenagens póstumas durante o seu discurso.

Também tiveram lugar de destaque, os saudosos e coronéis Adauto e Humberto Bezerra: “eles foram parte essencial da minha história e da formação da nossa família. Não poderia deixar de mencioná-los em um momento como esse”, lembrou Matheus que tem o ramo do Direito Administrativo como a sua paixão dentro da advocacia.

O homenageado

Cearense de Fortaleza, Matheus Teodoro Ramsey Santos é advogado, conselheiro diretor da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), onde já ocupou o cargo de presidente. É, também, mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com extensão e certificação em Negotiation Skills, na Columbia University in The City of New York.

O homenageado que tem mais de 13 anos como formado em Direito e quase 10 de experiência profissional na área, passou por mais de três anos no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE) e, em seguida, pela Procuradoria Geral do Município de Fortaleza, onde atuou no jurídico da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da cidade, além de ter sido membro do Conselho Fiscal da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir