
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) dá início, nesta terça-feira (6), ao processo de matrícula para o ano letivo de 2026 nas escolas regulares da rede pública estadual localizadas no interior do estado. Nesta etapa, o atendimento é voltado a estudantes novatos e àqueles que ingressam na rede estadual após conclusão do ensino nas redes municipais. As matrículas devem ser feitas presencialmente, nas secretarias das unidades escolares. As aulas começam em 4 de fevereiro.
O cronograma de matrículas segue o princípio da equidade, priorizando grupos em situação de maior vulnerabilidade social. No interior, o atendimento aos públicos prioritários acontece nos dias 6 e 7 de janeiro de 2026.
Estão aptos ao atendimento prioritário:
- Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Estudantes da Educação Especial, incluindo pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotação;
- Dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar;
- Jovens em situação de vulnerabilidade social.
Após esse período, entre os dias 8 e 14 de janeiro, será realizada a matrícula dos estudantes oriundos das redes municipais de ensino que passam a integrar a rede estadual, especialmente aqueles que ingressam no Ensino Médio.
Já nos dias 15 e 16 de janeiro, a Seduc atenderá os estudantes novatos, como alunos vindos de escolas particulares, de outros estados ou que interromperam os estudos e desejam retornar à rede pública estadual.
A matrícula pode ser efetuada pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos, ou por pais, mães ou responsáveis legais, no caso de menores de idade.
Para auxiliar famílias e estudantes, a Seduc disponibilizou uma cartilha com orientações sobre todas as etapas do processo, prazos e procedimentos necessários para a matrícula na rede pública estadual em 2026.


