PUBLICIDADE

Maturidade de Gestão Escolar deixa o SENAI Ceará em 1º lugar

Centro Tecnológico da Cadeia Têxtil / SENAI – FOTO: José Sobrinho (FIEC)

O Ceará conquistou o 1º lugar nacional em Evolução da Maturidade de Gestão Escolar. O mérito é do SENAI no Estado. Quem revela é o Sistema de Avaliação da Gestão Escolar conhecido como SAGE, que anunciou o resultado na última quarta-feira (29/05).

Desenvolvido pelo Departamento Nacional do SENAI, o SAGE avalia o progresso das escolas no cumprimento dos indicadores do Programa de Excelência na Gestão (PEG) e em critérios estratégicos, como participações na Saga da Inovação e na Olimpíada do Conhecimento, além do uso de tecnologias educacionais e laboratórios.

“A conquista é fruto do trabalho e dedicação de toda a equipe” foi o que disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, que revela a preocupação do Sistema FIEC com a qualidade da educação. Ele também acrescentou: “ficamos muito felizes com o resultado, diante de um sistema de avaliação tão importante proposto pelo Departamento Nacional do SENAI. Nossas escolas, aqui no Ceará, têm refletido toda a atenção que o Sistema FIEC dá à educação, com o que há de mais didático, moderno e disruptivo no mercado. Ressalto também o papel fundamental dos colaboradores, professores e alunos em todo esse processo que, com afinco e muita competência, contribuíram para que nosso SENAI conquistasse esse resultado”, pontuou.

Já o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, disse que este resultado é fruto do trabalho desenvolvido com excelência por todos os profissionais do Departamento Regional. “Em nome do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, agradeço a todos que fazem a escola do SENAI e a Unidade de Educação, UNED, tão bem gerenciada pela Sônia Parente. Com muita alegria, recebemos esta informação de que o SENAI Ceará está com o mais alto grau de maturidade e isso significa que estamos entregando para a sociedade uma educação de qualidade, voltada principalmente para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Isso também quer dizer que estamos atendendo aos indicadores do Programa de Eficiência de Gestão, com muita eficácia”, afirmou.

A dedicação das equipes pedagógicas e docentes das escolas do SENAI Ceará, bem como o apoio contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) são destacados pela gerente da UNED, Sônia Parente. “Para nós, é um grande orgulho, fruto de muito trabalho. Eu atribuo isso à confiança fundamental do Presidente Ricardo Cavalcante e do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e ao que é apresentado pelas equipes das escolas, juntamente com os trabalhos de todo o Sistema. É por isso que o SENAI Ceará está voando alto”, comemora a gerente.

Setor de Costura e Confecção / SENAI – Foto: José Sobrinho (FIEC)

O SAGE

Os resultados entregues pelas escolas ao longo do ano são levados em conta pelo Sistema de Avaliação da Gestão Escolar, que inclui ainda, os concluintes dos cursos técnicos e o desempenho apresentado em programas dentro da rede SENAI. Os resultados do Ceará vêm apresentando uma melhora nos últimos anos. Vale lembrar que a instituição esteve no nível de Maturidade 3 em 2022. E, em 2023, saltou para a Maturidade 5, que é o nível máximo do sistema. O avanço mostra o compromisso contínuo com a excelência na gestão e educação, beneficiando diretamente os alunos e a comunidade industrial do Ceará.

A gerente da UNED acrescenta: “o Ceará triplicou o número de participantes na Olimpíada do Conhecimento, nos últimos dois anos, e tem garantido regularidade de participações na Saga da Inovação. O SENAI Ceará tem como diferencial a sua estrutura de laboratórios e oficinas, mas, especialmente, o recurso humano, com pessoas capacitadas que fazem tudo isso acontecer”, afirmou Sônia Parente.

As tecnologias e seus destaques

A coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais do SENAI Ceará, Maria Luiza Maia, ressalta que as unidades cearenses têm se destacado nacionalmente pelo uso intensivo de tecnologias educacionais. “A implantação das tecnologias digitais é uma vertente muito importante para o SENAI, porque a instituição tem todo esse arcabouço tecnológico e a missão de qualificar os seus docentes e alunos na tecnologia. O mundo do trabalho deixa muito evidente a necessidade de incorporarmos as tecnologias no nosso fazer. Então nós, enquanto instituição de Educação Profissional, temos essa missão. O aluno precisa se tornar uma pessoa adaptada a esse mundo em constante evolução e pronto a aprender novas tecnologias”, avaliou Luiza Maia.

A coordenadora destacou também, a utilização de plataforma de Ensino à Distância (EAD); as ferramentas Google, com todas as suas potencialidades; a plataforma SENAI Play, para cursos de curta duração; dentre diversos recursos que estão à disposição dos alunos, muitos deles de forma gratuita. “Exemplo disso é o aspecto da conectividade, algo muito importante. O SENAI disponibiliza o acesso às plataformas sem o aluno utilizar o seu pacote de dados. Isso é conquista nossa, que entende que o aluno precisa ter acesso a um livro digital, a uma plataforma digital, e muitas vezes ele não tem o acesso à internet para favorecer essa prática”, disse Maria Luiza Maia.

A importância das competições e programas educacionais para o sucesso da aprendizagem nas unidades do SENAI são enaltecidos pelo especialista educacional do SENAI Ceará, Anderson Monte. “Hoje, temos aqui, dentro do SENAI, a parte de Programas e Competições, como vertente educacional. Temos a Saga da Inovação implantada em todas as escolas, em que os alunos desenvolvem soluções inovadoras para as indústrias. No ano passado, tivemos um 3º lugar em Mecânica Industrial na WorldSkills. Estamos aumentando o leque de participação das unidades e sempre garantindo que os alunos tenham um bom desenvolvimento”, analisou.

Produção de Calçados / SENAI – FOTO: José Sobrinho (FIEC)

O trabalho em grupo

A evolução dos resultados do SENAI Ceará tem base no trabalho coletivo entre todas as gerências e coordenações, assim avalia a gerente da Gerência de Planejamento (GEPLA) do Sistema FIEC, Débora Capistrano. “Essa é uma colocação extraordinária, fruto de um trabalho em equipe de todas as unidades. Aqui na Gerência de Planejamento nós temos um trabalho muito forte com a Educação e a área de operação do SENAI. A gente faz reuniões mensais com Grupos de Trabalho nos quais alinhamos todas as atividades que vão impactar nos indicadores. Ficamos muito felizes de podermos contribuir neste trabalho sinérgico que só traz bons resultados”, disse a gerente.

“O SENAI Ceará está sempre em constante evolução, com serviços educacionais de referência e resultados expressivos a serem compartilhados”, descreve o gerente de comunicação (GECOM) da FIEC, Paulo Nóbrega. “Para a Gerência de Comunicação, é um prazer divulgar o que nossas escolas têm desenvolvido no que diz respeito a inovação, otimização de processos e qualidade no ensino. Esse momento é de parabenizar a todos que estão envolvidos neste grande trabalho para entregar para a população o que se há de melhor em termo de qualidade educacional”.

Para o gerente da Gerência de Suprimentos (GESUP), Júlio Matos, a maturidade de gestão é uma conquista da instituição como um todo, dos setores pedagógicos aos administrativos. “Se a atividade central do SENAI é atender o aluno da melhor forma possível e conseguir esses resultados, a nossa como área de apoio é dar o suporte para que isso ocorra. Sempre buscamos garantir a nossa parte de logística e de suprimento para colaborar com o crescimento da instituição lá na ponta”, afirmou Matos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir