O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira (30/10) iniciativas para a valorização dos professores da Educação Básica no Brasil. Entre as medidas planejadas, destacam-se a criação de um concurso nacional unificado para professores e um benefício financeiro denominado provisoriamente de “Pé-de-Meia licenciatura”.
Uma das propostas principais envolve um concurso unificado de abrangência nacional para professores, visando facilitar a ocupação de vagas em diversas regiões do país. De acordo com o ministro, a adesão ao concurso, que seguirá os moldes do “Enem dos Concursos”, será opcional para as redes de ensino estaduais e municipais.
O pacote inclui uma iniciativa para atrair mais jovens para a carreira docente, prevendo um incentivo financeiro para alunos que optarem por cursos de licenciatura no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Tenho dito que vai ser o ‘Pé-de-Meia licenciatura’, para estimular que jovens que estão fazendo o Enem já possam ingressar numa universidade com bolsa de apoio. É um conjunto de ações que o presidente Lula deve apresentar em breve, tanto para quem já está na sala de aula quanto para os novos que queremos recrutar”, explicou o ministro.
Outro ponto abordado foi o déficit de professores em disciplinas ligadas às Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química, que possuem alta demanda e menos profissionais habilitados. Em relação ao lançamento das novas medidas, o ministro explicou que a apresentação oficial, inicialmente planejada para o Dia do Professor, em 15 de outubro, foi adiada devido a ajustes orçamentários e agora está prevista para novembro.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.