O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou planos para mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma das propostas em análise é permitir que o Enem 2025 seja utilizado como meio de certificação do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos.
Além disso, o MEC e o Inep estudam formas de alinhar o Enem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), visando criar uma avaliação única para o ensino médio. O anúncio foi feito neste domingo (10/11), em uma coletiva de imprensa conduzida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palácios.
Na ocasião, Camilo ressaltou que muitos alunos do terceiro ano do ensino médio acabam priorizando o Enem e deixando de lado a prova do Saeb. Para resolver essa questão, o MEC está considerando a possibilidade de que o Enem também sirva como substituto do Saeb.
Em relação à certificação do ensino médio pelo Enem, o ministro explicou que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) continuará existindo. “A ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas permitir que o jovem também tenha a possibilidade de usar o Enem para o certificar. (…) Isso dá mais abrangência e permite que ele faça a prova e já tenha acesso à educação superior”, explicou.
Manuel Palácios, presidente do Inep, destacou que essa proposta posiciona o Enem como uma avaliação mais abrangente, que poderá unir a certificação do ensino médio e a avaliação das redes de educação básica em um único exame. “Vamos nos dedicar a este estudo, com todo o afinco, para desenhar essa proposta e discutir com todo o país porque trata-se da colocação do Enem numa posição que, de fato, o consagra como grande avaliador de desempenhos”, disse.
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