
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta segunda-feira (26), o Edital nº 1/2026 da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que amplia o apoio técnico e financeiro a iniciativas voltadas à preparação de estudantes para o ingresso no ensino superior. Ao todo, 514 cursinhos populares serão contemplados em todo o país, com investimento previsto de R$ 108 milhões.
Do total de iniciativas apoiadas, 384 já integram a rede e terão o suporte prorrogado, enquanto outros 130 cursinhos serão selecionados por meio do novo edital. Podem participar da seleção cursinhos populares legalmente instituídos, iniciativas informais por meio de instituição operadora, projetos ou programas de extensão e redes de cursinhos populares.
As inscrições estarão abertas entre os dias 28 de janeiro e 27 de fevereiro e devem ser realizadas por meio da plataforma Gov.br, com a apresentação da documentação exigida no edital. Os cursinhos que já fazem parte da CPOP poderão solicitar a continuidade do apoio, desde que apresentem relatório final de atividades e tenham a prestação de contas aprovada.
Para o ministro da Educação, Camilo Santana, o novo ciclo do programa amplia as oportunidades de acesso à universidade. “É uma oportunidade para os nossos jovens terem acesso à universidade. A instituição recebe apoio e também os alunos”, afirmou.
As propostas apresentadas devem priorizar estudantes oriundos da rede pública, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e aqueles com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo.

