O Ministério da Educação (MEC) pretende garantir que, até 2026, todas as regiões do país tenham matrículas em ensino integral na educação básica. Atualmente, cerca de 90% dos territórios já contam com esse formato de ensino. A estratégia para consolidar a ampliação deverá ser definida ainda em dezembro deste ano, segundo informou a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.
Outra meta da pasta está relacionada à alfabetização. O MEC aguarda os resultados dos exames nacionais, com expectativa de que 64% das crianças estejam alfabetizadas na idade adequada. Já no que diz respeito ao acesso à internet, a projeção é que 80% das escolas brasileiras estejam conectadas para fins pedagógicos até o fim de 2026. Atualmente, esse percentual é de 64%.

O ministério também trabalha para consolidar o Programa Pé-de-Meia como uma política educacional permanente, o desvinculando da ideia de ser apenas um incentivo financeiro ao estudante do ensino médio. Entre as prioridades para o próximo ano está ainda o Compromisso Nacional Toda Matemática, lançado em outubro. A proposta é integrar redes de ensino de forma semelhante ao pacto pela alfabetização na idade certa.
De acordo com a regulamentação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma matrícula é considerada de tempo integral quando a jornada escolar é de, no mínimo, sete horas por dia, durante cinco dias da semana. Ao todo, são 35 horas semanais.
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