PUBLICIDADE

MEC usará notas de três edições do Enem para seleção do Sisu 2026

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 utilizará o resultado das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. A seleção dos candidatos será baseada na nota que proporcionar a melhor média ponderada, conforme a escolha do curso, desde que o participante não tenha participado como treineiro.

Para participar, as instituições de ensino superior (IES) devem observar a oferta mínima de duas vagas por curso e turno em que desejarem ingressar no processo seletivo. Independentemente da quantidade de vagas, do resultado dos cálculos de reserva ou de políticas específicas de ações afirmativas adotadas, será garantida pelo menos uma vaga de ampla concorrência por curso e turno.

MEC usará notas de três edições do Enem para seleção do Sisu 2026
Foto: Shutterstock

O período de adesão das IES interessadas vai de 27 de outubro a 28 de novembro. Todos os procedimentos devem ser realizados exclusivamente pelo Sisu Gestão.

Como funciona?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece aos candidatos a oportunidade de concorrer a vagas em diversas instituições federais de forma gratuita, utilizando apenas uma inscrição e a nota do Enem como referência. Até a edição anterior, a seleção considerava exclusivamente a nota mais recente do exame, mas a nova regra visa ampliar o acesso ao ensino superior público.

Em 2025, o programa ofertou 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação, distribuídas entre 124 instituições públicas de todo o país. Conforme dados do MEC, a edição do Sisu 2025 registrou 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil por cotas e 14 mil por ações afirmativas específicas das instituições de ensino.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir