PUBLICIDADE

Mercúrio Asset avalia investimento bilionário para converter UTE Pecém I para gás natural

Desde o final de julho, a Mercúrio Asset, que opera a UTE Pecém I, firmou um memorando de entendimento com o Governo do Ceará e está avaliando o investimento necessário para transformar a usina térmica de carvão mineral em uma usina movida a gás natural. Os custos estimados para a conversão variam de R$ 800 milhões a até R$ 4 bilhões.

Carlos Baldi, CEO da usina localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, divulgou a estimativa e mencionou que a obtenção de financiamento será crucial para o projeto. “Considerando os volumes envolvidos, o financiamento faz parte da equação financeira para o projeto. Com relação à fonte dos recursos, estamos avaliando as condições com diferentes agentes”, disse.

Mercúrio Asset avalia investimento bilionário para converter UTE Pecém I para gás natural
Foto: Fabio Menezes/UTE Pecém I/Divulgação

Essa conversão é a primeira do tipo no Brasil. Além de migrar para o gás natural, a Mercúrio Asset também está considerando a transição para o hidrogênio verde (H2V). Antes que a conversão possa começar, a usina precisa atender às exigências do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que já solicitou a operação da UTE Pecém I desde agosto.

Enquanto isso, a usina continuará operando com carvão mineral, aproveitando sua capacidade instalada de 720 megawatts (MW). O processo de conversão pode levar entre seis meses e três anos, incluindo a substituição de equipamentos essenciais e ajustes na entrada e saída de combustível.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir