Após ter sua venda liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Paxlovid, que é usado no tratamento da Covid-19, ainda não tem previsão de chegada ao mercado. As informações são da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
O antiviral é um produto da empresa Pfizer, que afirmou através de nota estar trabalhando nas etapas que precedem a venda no mercado privado para que o medicamento esteja disponível em breve. Em setembro deste ano, foi realizada uma entrega de 50 mil unidades do remédio para o Ministério da Saúde, que deve receber outra remessa contendo a mesma quantidade.

Para o Ceará foram enviadas 1.950 amostras do Paxlovid para que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) distribuísse nas unidades públicas. A entrega foi realizada no final do mês de novembro para o tratamento de pacientes imunossuprimidos maiores de 18 anos e da população acima de 65 anos com ou sem comorbidades.
Como funciona o tratamento?
O Paxlovid é composto por nirmatrelvir e ritonavir e deve ser utilizado de forma imediata após o resultado positivo ou depois do quinto dia de sintomas. A indicação do uso do antiviral é em casos de adultos que não precisam de oxigênio suplementar e que apresentem, ao menos, um fator de risco que possa desencadear formas graves da doença.
A venda só será liberada mediante apresentação de prescrição médica.