
A Prefeitura de Caucaia vai investir cerca de R$440 mil reais na realização do 4º Chitão do município. Esse valor será destinado para bancar o pagamento de atrações artísticas que irão se apresentar na festa que faz parte do calendário de eventos da cidade. Os valores estão expostos no Diário Oficial do Município.
O investimento a ser realizado pela Prefeitura levantou críticas da oposição, sobretudo após o prefeito da cidade da Região Metropolitana prorrogar por mais quatro meses o decreto de contenção de despesas.
O aporte financeiro ocorre em um momento em que Caucaia optou por realizar cortes de gastos. Em entrevistas passadas, o prefeito Naumi Amorim (PSD) relatou que o município acumulou R$700 milhões em dívidas que foram feitas pela gestão anterior.
O investimento ocorre apesar de o prefeito Naumi Amorim (PSD) ter prorrogado, por mais 120 dias, o decreto de contingenciamento de despesas. A medida restringe contratações, viagens, compras e também a realização de eventos públicos.
Em 2025, meses após assumir a gestão de Caucaia, Naumi cancelou o Carnaval alegando dificuldades nas finanças do município. No entanto, em relação ao Chitão, o mesmo critério não foi estabelecido. O Poder Executivo afirma que, além de garantir acesso gratuito à cultura e ao lazer, contribui para o aquecimento da economia local.
De acordo com a Prefeitura, o Chitão deve gerar renda temporária e oportunidades em áreas como comércio, turismo, segurança e serviços de infraestrutura.
Para defender a realização do evento, a Prefeitura de Caucaia garante que o recurso usado para custeio não compromete o equilíbrio das contas públicas. Segundo a gestão, o evento está dentro das ações planejadas. A programação do evento cultural ainda será divulgada pela organização.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.