PUBLICIDADE

Mesmo em caráter experimental, motofaixas começam a ser utilizadas por condutores em  Fortaleza

De acordo com a Prefeitura, as motofaixas prometem dar mais seguranças e celeridade aos motociclistas de Fortaleza - (Foto: Reprodução)
De acordo com a Prefeitura, as motofaixas prometem dar mais seguranças e celeridade aos motociclistas de Fortaleza – (Foto: Reprodução)

A Avenida Perimetral, uma das principais vias de trânsito em Fortaleza, passou a contar com faixa exclusiva para motocicletas nesta semana. A chamadas “motofaixas”, implantadas pela Prefeitura, tem como objetivo melhorar a segurança viária, organizar o tráfego e dar mais eficiência ao fluxo de motos.

Segundo a Secretaria responsável pela mobilidade urbana, as motos representam uma parcela significativa dos veículos que circulam diariamente na capital cearense. A nova faixa foi demarcada em pontos estratégicos justamente para orientar os motociclistas e demais motoristas sobre a nova iniciativa, que está sob caráter experimental até o mês de março.

A implementação faz parte de um conjunto de ações para reduzir conflitos entre diferentes tipos de veículos, diminuir ocorrências de acidentes e transformar a circulação na avenida em algo mais previsível e seguro para todos os usuários das vias.

Funcionamento das motofaixas

As faixas implementadas serão pintadas de azul e ficarão no meio da via. Com essa faixa exclusiva, os condutores terão mais agilidade no percurso, mais segurança e conforto.

A largura da ciclofaixa terá duas medidas. Nas vias onde a velocidade permitida vai até 50km, a largura da faixa azul terá 1,10m. As partes exclusivas terão 1,20 m quando a velocidade permitida chegar a 60km. A faixa preferencial não é obrigatória, é apenas uma recomendação para organizar melhor o fluxo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir