
Um meteoro foi avistado no céu de diversas cidades do Ceará na noite desta segunda-feira (8) e chamou a atenção de moradores, que registraram o fenômeno em vídeos e fotos. Além de municípios como Sobral, Independência, Horizonte e Guaraciaba do Norte, moradores do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) também relataram ter visto o rastro luminoso cortando o céu, gerando surpresa e curiosidade.
Além do Ceará, o fenômeno também foi observado em outros estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, indicando que o meteoro percorreu uma grande extensão da atmosfera.
De acordo com o astrônomo Lauriston Trindade, membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), o corpo celeste entrou na atmosfera em altíssima velocidade, aproximadamente 180 mil quilômetros por hora.
Segundo o especialista, a trajetória inicial do meteoro deve ter ocorrido em algum ponto do Sertão Central, seguindo em direção ao oeste. Apesar de estarmos próximos do período da chuva de meteoros Geminídeas, ele explica que não há relação direta entre o fenômeno observado nesta segunda-feira e essa chuva específica.
O astrônomo destacou ainda que se tratou de um meteoro rasante, o que explica a longa duração visual e o fato de ter sido percebido em vários estados ao mesmo tempo. A Bramon ainda realizará os cálculos para definir com precisão a trajetória do objeto.
Lauriston Trindade reforça que esse tipo de fenômeno não oferece risco à população, já que a maior parte do material é completamente consumida na atmosfera, a cerca de 80 quilômetros de altitude. A intensidade do brilho e o percurso prolongado facilitaram o registro por parte de testemunhas em diferentes regiões do Nordeste.


