Durante entrega de mais um lote de celulares recuperados pela polícia por meio do programa Meu Celular, o governador Elmano de Freiras foi questionado pela Rede ANC sobre um suposto acordo de paz entre as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) no âmbito nacional, Elmano disse que soube do tema pela imprensa, mas que se houver acordo entre essas organizações “o que não pode ter é acordo conosco”, disse o governador, que de forma enfática disse que esses grupos são os principais inimigos da sociedade brasileira com ou sem acordo. “Acordo entre eles é um problema deles e não estamos interessados nisso, estou interessado em derrotá-los e extirpá-los da sociedade”. O governador ressaltou que esse papel de enfrentamento se dá não apenas com ele como governador, mas de todos os entes públicos, como executivo, judiciário, e legislativo.
Cerca de 200 aparelhos de um total de pouco mais de mil foram entregues, com a finalização acontecendo até a semana que vem por razões logísticas. Cerca de 6 mil aparelhos telefônicos foram devolvidos aos seus verdadeiros donos desde que o programa foi criado, há menos de um ano.
“Estamos devolvendo, nesse período em que lançamos o programa [abril de 2024], mais de 6 mil celulares, e tivemos uma redução de furto e roubo. Resultado do trabalho intenso das nossas Forças de Segurança e, ao mesmo tempo, articulado com o Poder Judiciário, Ministério Público e as operadoras [de telefonia]”, disse o governador Elmano de Freitas ao lado de outras autoridades em mais uma etapa de entrega de celulares.
Crimes em queda
Segundo dados da SSPDS, o Ceará fechou o mês de janeiro com uma redução de 27,1% nos crimes violentos contra o patrimônio (CVP) na comparação com o mesmo período do ano passado, e ainda registrou 877 roubos a menos no comparativo com o mesmo mês em 2024. No primeiro mês do ano foram registrados 2.355 crimes no Estado contra 3.232 ocorrências no mesmo mês do ano anterior.