Humanização
A internação de um bebê prematuro ou com baixo peso representa, para muitas famílias, um período de tensão. O apoio emocional oferecido por meio do ensaio fotográfico serve como uma ferramenta para aliviar a ansiedade e a insegurança dos pais. “As fotos ajudam ainda na construção de uma narrativa positiva sobre a recuperação dos bebês, algo importante para os pais”, complementa Jane Kelly. A entrega das fotos no final do ensaio permite que as famílias se sintam parte de um processo de cuidado ativo, onde o vínculo e o afeto são valorizados e respeitados.
“Eu percebo esse cuidado. Acho muito importante. Nunca pensei que no hospital a gente tivesse um momento assim, de ter a filha fotografada. Estou aprendendo coisas que eu não sabia. Todos são bem atenciosos”, ressalta Luana Stefani. Para o próximo ano, a mãe das gêmeas já sabe o que quer. “Para 2025, eu desejo que elas tenham muita saúde, que elas cresçam bem”, finaliza.
Canguru
A Enfermaria Canguru, dedicada à atenção aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, é um espaço de cuidados intensivos e, ao mesmo tempo, um ambiente onde os bebês recebem o afeto dos pais. Eles permanecem, na maior parte do tempo, em contato com a pele da mãe, por meio de uma vestimenta que favorece essa ligação. Desfrutam de uma atenção especializada, que vai além do tratamento clínico, priorizando o vínculo afetivo com as famílias e o ambiente acolhedor para um processo de recuperação mais humanizado.