Aproximadamente 1,4 milhão de estudantes matriculados em escolas públicas no Brasil ainda não têm acesso a água potável e tratada. O estudo Água e Saneamento nas Escolas Brasileiras revela que as escolas com predominância de alunos negros têm sete vezes mais chances de não contar com água tratada, quando comparadas às escolas com maioria de alunos brancos.
A pesquisa, que usa dados do Censo Escolar de 2023, classifica as escolas com base na composição racial dos alunos e mapeia as condições de acesso a serviços essenciais. Enquanto em escolas predominantemente negras, 768 mil estudantes estão sem água potável, apenas 75 mil alunos em escolas de maioria branca enfrentam essa mesma situação.
De acordo com os números, 14,1 milhões de estudantes estudam em escolas sem acesso ao esgoto, sendo que 6 milhões deles estão em escolas predominantemente negras. Além disso, 440 mil alunos frequentam escolas sem banheiros, e 2,15 milhões estão em instituições sem coleta adequada de lixo.
Em se tratando dos estudantes indígenas., dentre os 360 mil alunos indígenas na rede pública, mais de 60% não têm acesso a água tratada nas escolas e 82% estão em escolas sem esgoto. Outros 54,7% dessas instituições não possuem coleta de lixo e cerca de 15,7% não têm acesso a banheiros.
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