O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em 14 municípios brasileiros afetados por desastres naturais. Do total, em oito delas o reconhecimento foi por conta da estiagem, em três o problema é em decorrência da seca e os demais foram em razão das fortes chuvas. No Ceará estão em situação de emergência Piquet Carneiro, Arneiroz, Jaguaribe e Quiterianópolis. As portarias foram publicadas na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (17/05).
Oito cidades obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem. São elas: Estrela de Alagoas, em Alagoas; Ibotirama e Planalto, na Bahia; Piquet Carneiro, no Ceará; Conceição e Lagoa Seca, na Paraíba; Custódia, em Pernambuco, e José da Penha, no Rio Grande do Norte. Os municípios de Arneiroz, Jaguaribe e Quiterianópolis, no Ceará, registraram seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.
Foram castigadas por fortes chuvas as cidades de Juatuba, em Minas Gerais; Caiçara do Rio Vento, no Rio Grande do Norte, e Guariba, em São Paulo.
As cidades atingidas por desastres naturais podem solicitar ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública. Se o município se enquadrar nessa condição, após avaliação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional das metas e os valores solicitados, o município terá acesso a valores para amenizar os efeitos do desastre.