A Notícia do Ceará
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Ministério da Pesca promove campanha para estimular consumo de pescado no Ceará

Mesmo sendo um dos maiores produtores de camarão e exportadores de lagosta e atum do Brasil, o consumo de pescado no Ceará ainda é predominantemente sazonal. A concentração é maior no primeiro semestre, especialmente por causa de tradições religiosas, como a Páscoa.

Nesse cenário, o Ministério da Pesca e Aquicultura está realizando a 21ª Semana do Pescado até o dia 15 de setembro. A ação, que havia sido mantida por entidades privadas durante a extinção do ministério entre 2019 e 2022, busca promover o consumo de peixe em todo o país.

Ministério da Pesca promove campanha para estimular consumo de pescado no Ceará
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

No Ceará, o lançamento da campanha ocorreu no Mercado dos Peixes, em Fortaleza, com a participação de 21 entidades ligadas ao setor e representantes do Governo Estadual e de municípios pesqueiros. De acordo com a superintendente do Ministério da Pesca no Ceará, Keivia Dias, o ministério está expandindo a prática da carcinicultura para o interior do estado, transformando a economia de cidades como Morada Nova. “Lá, algumas pessoas que eram produtoras de arroz, migraram para a carcinicultura e, hoje, o município tem uma outra roupagem”, comentou.

Outro destaque da campanha são os projetos culturais, que promovem o consumo de peixe ao longo do ano. Iniciativas como a “Quarta do Camarão”, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), têm sido replicadas em cidades do interior, como a “Quinta da Tilápia”, em Jaguaribara, fortalecendo tradições locais e incentivando a economia.

Roberto Gradvohl, presidente da Câmara Setorial da Economia Azul, enfatizou que o Brasil ainda tem espaço para crescer no consumo de pescado. Enquanto a média de consumo no país é de 12 kg por pessoa, na Europa, esse número chega a 24 kg. Segundo ele, campanhas como a Semana do Pescado podem ajudar a aumentar o consumo de peixe.

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