A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ministério da Saúde confirma mortes por Febre Oropouche no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (25/07), as primeiras mortes causadas pela Febre Oropouche. As vítimas eram duas mulheres com menos de 30 anos, que moravam no interior da Bahia e não apresentavam comorbidades. Esses casos são inéditos, sendo as primeiras no mundo e sem registros anteriores na literatura científica mundial.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), ambas apresentaram sintomas semelhantes aos de dengue grave. O Ministério da Saúde também está investigando um outro possível óbito pela doença em Santa Catarina, enquanto uma morte no Maranhão já foi descartada como relacionada à arbovirose. Até agora, a maioria dos casos foi registrada na região Norte do Brasil, especialmente nos estados do Amazonas e Rondônia.

Ministério da Saúde confirma mortes por Febre Oropouche no Brasil
Foto: Shutterstock

Neste ano, foram reportados 7.236 casos de Febre Oropouche em 20 estados brasileiros. Para ajudar no diagnóstico, o ministério está fornecendo testes para toda a rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Febre Oropouche

A doença é causada pelo Orthobunyavirus oropoucheense, um arbovírus transmitido por mosquitos. Desde sua descoberta em 1960, a partir de uma amostra de sangue de um bicho-preguiça, a doença tem causado surtos e casos isolados, principalmente na região Amazônica.

A transmissão ocorre principalmente através de mosquitos, especialmente o Culicoides paraenses. O vírus pode ser transmitido quando um mosquito pica uma pessoa ou animal infectado e, posteriormente, pica um indivíduo saudável.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir