PUBLICIDADE

Ministério da Saúde lança linha de cuidados para TEA e investe R$ 2,2 milhões no Ceará

Ministério da Saúde lançou uma nova linha de cuidados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destinou investimento anual de R$ 2,2 milhões ao Ceará para ampliar atendimento no estado.

Foto: Reprodução

A novidade integra o fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e prevê habilitação da Policlínica Bárbara Pereira de Alencar, em Campos Sales, como Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Além disso, há iniciativas nacionais que contemplam:

  • Habilitação de 23 novos CERs, que são unidades multiprofissionais para diagnóstico, tratamento e acesso a tecnologias assistivas;
  • Custeio extra de 20% para 33 CERs já existentes;
  • Ampliação de porte em 8 CERs, permitindo que ofereçam mais modalidades de reabilitação;
  • Aquisição de 15 veículos de transporte sanitário adaptado para deslocamento seguro até as unidades de saúde.

Uma medida importante da nova linha de cuidado será o rastreio precoce para TEA em crianças de 16 a 30 meses, que passará a ser parte da rotina na atenção primária à saúde. O Ministério da Saúde também orienta a ampliação de estímulos, terapias iniciais e intervenções mesmo antes de diagnóstico final, com apoio de profissionais e das famílias.

Para dar suporte às famílias, haverá formação de cuidadores via programa da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de fortalecimento do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que desenvolve planos de tratamento individualizados entre equipes multiprofissionais e parentes

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir