O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin receberá o título de Cidadão Cearense, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado (Alece). A iniciativa é dos deputados Juliana Lucena (PT) e Marcos Sobreira (PSB), com coautoria de Fernando Santana (PT). A solenidade está marcada para esta sexta-feira (22/08).

Segundo Juliana Lucena, é válido ressaltar a trajetória de Zanin como jurista, onde se destacou na defesa do presidente Lula (PT) no período em que este esteve preso político. “Hoje, ele abrilhanta o Supremo Tribunal Federal com sua competência e zelo. Zanin foi e é muito importante para a defesa da democracia e o Ceará reconhece seu valor”, comentou.
Além disso, a parlamentar ressaltou uma decisão recente do ministro que teve repercussão no Estado: a autorização para o fornecimento do medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo, a uma menina de 2 anos diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME). “Foi do ministro que partiu a decisão, fortalecendo o respeito e cumprimento aos direitos fundamentais da maior grandeza, que são os direitos à vida e à saúde de uma criança”, relembrou.
Perfil do Homenageado
Natural de Piracicaba (SP), Cristiano Zanin é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui especialização em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais. O advogado ganhou destaque nos últimos cinco anos por sua atuação na defesa de Lula. Em agosto de 2023, Zanin assumiu o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.