O município de Santana do Cariri, localizado a 550km de Fortaleza, recebeu a visita técnica do ministro do Turismo, Celso Sabino. Na oportunidade, o titular da pasta conheceu equipamentos da cidade e se comprometeu em ofertar os recursos necessários para o desenvolvimento do turismo religioso da terra da beata Benigna Pacheco.
Em entrevista concedida no cumprimento da agenda, Sabino ressaltou a importância de programas como o Fungetur. Através do Fundo Geral do Turismo, trabalhadores do setor turístico de Santana do Cariri e de demais municípios da região terão acesso a crédito facilitado para investimento na área. Para Sabino, essa é uma forma de mostrar incentivo e apoio a uma área em constante desenvolvimento no Cariri.
“O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, está presente no Ceará logo nos primeiros dias de 2024 para fazer importantes investimentos. O Fugentur vem com essa iniciativa de créditos para micro e pequenos empreendedores da atividade turística: donos de bares, restaurantes, agência de viagens, donos de pousadas e hotéis. Serão mais de R$15 milhões para investimento, com 8% de taxa de juros anual, com cinco anos para começar a pagar”, detalhou.
O ministro do Turismo cumpre agenda no Ceará desde a última sexta-feira (05/01). Na oportunidade, foi assinado no Palácio da Abolição um convênio de quase R$30 milhões. A ideia é que parte do valor seja aplicado em terminais rodoviários, acesso às praias, asfalto em rotas turísticas e aprimoramento da infraestrutura de portos.
“A orientação do presidente Lula é regionalizarmos os investimentos. Vamos retomar obras paradas no Estado para que possamos ter um turismo mais pujante”, destacou.
Outras lideranças
Juramento com Celso Sabino, lideranças nacionais acompanharam a visita técnica e conheceram as instalações do Santuário de Benigna que seguem em construção. Dentre as figuras presentes, a senadora Augusta Brito, que definiu o momento como satisfatório.
A senadora falou, ainda, da importância da figura de Benigna não só do ponto de vista de fortalecimento do turismo religioso, mas como uma identidade de fé. “Um momento imensamente proveitoso e de felicidade, de poder chegar aqui e ver o crescimento desta cidade. Destacar especialmente o turismo religioso , com a força de Menina Benigna. Nos enchemos de satisfação quando vemos a fé do povo alimentada pelos milagres que Benigna fez e continuará fazendo’, enalteceu.
O ministro do Turismo foi recepcionado pelo prefeito de Santana, Samuel Cidade Werton, e demais lideranças políticas municipais e estaduais. Além de passar pela terra da beata, a agenda do Ministério do Turismo no Ceará teve compromissos em Nova Olinda e no Crato.
Em Juazeiro do Norte, a equipe técnica avaliou as condições de aprimorar o Aeroporto local. A intenção é criar conexões para atrair turistas nacionais e internacionais e fomentar a movimentação no Cariri.
Com informações do correspondente Geânio Felipe