O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, recebeu, na noite da última quinta-feira (18/04), a maior comenda do Poder Executivo Municipal: a Medalha Iracema. Natural de Juazeiro do Norte, o trabalho de Teodoro Santos transpôs limites territoriais e o levou a receber várias outras honrarias na esfera pública e privada, o reconhecimento por uma vida pautada pela ética e moralidade.
Em 2003, foi agraciado com a comenda de “Ordem Alencarina”, do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, e a medalha Boticário Ferreira, maior homenagem conferida pela Câmara Municipal de Fortaleza. Também foram outorgados a ele títulos de cidadania de Fortaleza, Crato, Nova Russas e Palmácia. Em 2016 recebeu o Troféu “Sereia de Ouro”, do Sistema Verdes Mares de Comunicação.
A trajetória profissional do ministro Teodoro é marcada pela determinação e resiliência, características tão próprias do povo nordestino. O jovem, que deixou o Interior do Ceará para estudar na Capital, trilhou caminhos que o levaram a um dos mais altos postos da magistratura brasileira: ministro do Superior Tribunal de Justiça. Sempre com simplicidade e integridade, levando consigo o amor pela terra natal e a devoção por Padre Cícero, Teodoro é um incansável defensor da Justiça e equidade.
Teodoro Silva Santos é graduado em Ciências Jurídicas, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi delegado de polícia em Rondônia e também em Nova Russas, e promotor de Justiça por 18 anos. Posteriormente assumiu a vaga de desembargador reservada ao Ministério Público, exercendo a função por 12 anos no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Teodoro criou a Comissão de Segurança Permanente do Judiciário, além de ter sido corregedor-geral Tribunal de Justiça e ainda vice-presidente do Colégio Nacional de Corregedores-Gerais do Brasil e coordenador da Comissão Permanente de Articulação Federativa e Parlamentar na Região do Nordeste no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apaixonado pela Justiça, o magistrado atuou como professor por 30 anos, contribuindo com a formação de gerações de juristas no Ceará.
Em novembro do ano passado, Teodoro Silva Santos foi empossado no cargo de ministro do STJ, entrando para a história como o quinto cearense a galgar tão relevante colocação. Na última quinta-feira, ao receber a Medalha Iracema, Teodoro Silva Santos lembrou da trajetória percorrida por ele, desde a vinda do Interior, ainda na juventude, à formação acadêmica e familiar.
Da cidade que neste mês completou 298, o cidadão fortalezense Teodoro Silva Santos é só gratidão: “Eu me considero juazeirense natural e fortalezense por força de adoção e de amor. A cada dia que passa aumenta o amor que eu tenho pela Fortaleza da Iracema dos lábios de mel”, declarou, citando a personagem de José de Alencar. Além do ministro Teodoro, foram agraciados com a medalha a empresária Maria Consuelo Leão Dias Branco; o arquiteto, compositor e poeta Fausto Nilo Costa Júnior, e a bailarina e diretora geral do Instituto Katiana Pena, Katiana Pena Morais.