PUBLICIDADE

Mobilizações pelo 8 de Janeiro acontecem em todo o país; Fortaleza terá ato na Praça do Ferreira

Nesta quinta-feira (8), diversas cidades do país terão manifestações em alusão aos três anos dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Os atos estão sendo organizados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e por movimentos sociais em diferentes estados.

Além de reafirmar a defesa da democracia e das instituições, os atos devem se posicionar contra qualquer proposta de anistia aos envolvidos nos ataques de 2023. Outro ponto central das mobilizações é a cobrança para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro. A proposta reduz as penas aplicadas aos participantes dos atos golpistas e pode beneficiar, inclusive, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já condenado por tentativa de golpe de Estado.

Na capital federal, a programação inclui uma cerimônia oficial no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com início previsto para as 10h, e a presença do presidente Lula. O evento também contará com atividades na área externa, reunindo autoridades, representantes da sociedade civil, partidos políticos, movimentos sociais e centrais sindicais.

De acordo com o governo federal, a solenidade tem como objetivo reafirmar o compromisso com a democracia e a defesa das instituições, relembrando os ataques ocorridos em 2023 e reforçando a importância do Estado Democrático de Direito. Há expectativa de que, durante a cerimônia, o presidente anuncie o veto ao PL da Dosimetria, posição já manifestada anteriormente por Lula.

Paralelamente, está prevista uma manifestação popular em frente ao Palácio do Planalto, com concentração marcada para as 8h, reunindo movimentos sociais, organizações políticas, sindicatos e centrais sindicais.

Ao longo do dia, outros atos devem acontecer em várias regiões do país, sob o lema “Em defesa da democracia, sem anistia para golpistas, pelo veto ao PL da dosimetria”.

No Ceará, o PT convocou um ato em Fortaleza, na Praça do Ferreira, às 15h. Em comunicado divulgado nas redes sociais, o partido destaca que a mobilização tem como foco a defesa da democracia, da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Também estão previstas manifestações em outras cidades cearenses, como Sobral e Juazeiro do Norte.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir