Nesta quarta-feira (16/07), o município de Orós recebeu a visita de representantes do Governo Federal para acompanhar os trabalhos de revitalização do Açude Orós. A iniciativa faz parte da terceira fase do programa Caminho das Águas e prevê melhorias que garantirão abastecimento regular para cerca de 69 mil pessoas em Orós, Jaguaribe e Quixelô.
Com 2,1 bilhões de metros cúbicos de capacidade, o reservatório é o segundo maior do Brasil. A recuperação da estrutura está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Até o momento, 55,48% do cronograma já foi executado, com recursos superiores a R$ 16 milhões.
Durante a inspeção, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou que a intervenção representa não apenas reforço à segurança hídrica, mas também estímulo à economia local. “Acionamos hoje a bomba para retomar as atividades do Açude Orós, o segundo maior do Brasil. Essa obra traz modernização, segurança e automação para garantir o funcionamento eficiente de uma infraestrutura vital para a segurança hídrica do Ceará”, destacou.

Além de atender áreas urbanas, rurais, atividades agrícolas e industriais, a modernização do açude contribui para aquecer o turismo em Orós. O presidente do conselho local de barqueiros, Jaricé da Silva, conhecido como Maia, afirma que a retomada das operações vem gerando novas oportunidades de trabalho.
“Atrai mais visitantes, gera renda, emprego e esperança. A água é tudo. (…) Recebo grupos de até 23 pessoas vindo de Fortaleza só para passear de barco e conhecer os restaurantes nas ilhas. É um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, comentou.
A agenda do Caminho das Águas segue com outras ações no Ceará, incluindo a entrega da Barragem de Prazeres, em Barro; visita ao Projeto Malha d’Água, em Banabuiú; e a implantação de sistemas do Programa Água Doce, em Aracoiaba.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.