PUBLICIDADE

Moradores denunciam lixão a céu aberto e esgoto em açude

A população do município de Tamboril, localizado há 288 km da capital cearense, denuncia a existência de um lixão a céu aberto e o despejo de esgoto no Açude Carão. O Carão é o principal açude que abastece a cidade. A denúncia segue em análise pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

O município de Tamboril acumula denuncias desde 2018, e foi multado em julho do ano passado, no valor de R$20 mil reais pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). A multa se deu por conta da recorrência do despejo de lixo há 3,5 km  da sede municipal.

Em fevereiro deste ano uma agricultora, de 45 anos, denunciou o incomodo com o lixo em sua vizinhança, na localidade de Vaze Grande. Ela afirma em sua denúncia que o lixão escorre para o açude e contamina a água que é consumida pela população.

Em resposta ao MPCE, a prefeitura de Tamboril informou que estaria fazendo um estudo técnico do local onde o lixo foi despejado, para verificar possível contaminação do solo. Procurado pela Rede A Notícia do Ceará, o prefeito de Tamboril, Marcelo Mota, não se pronunciou sobre o caso.

A Promotoria de Justiça de Tamboril informou em nota, que o procedimento administrativo está em andamento. O MP informou também que auto de infração referente ao manejo inadequado de resíduos sólidos em Tamboril, expedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), já foi anexado aos autos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir