PUBLICIDADE

Moraújo: prefeito nomeia noiva e pai como secretários

Distante 303 km de Fortaleza, o município de Moraújo ganhou destaque devido as nomeações feitas pelo prefeito Ruan Lima (PSD). O gestor colocou a noiva – estudante de medicina – como secretária de Saúde do município, além de alocar o pai no primeiro escalão do governo local.

Prefeito Ruan Lima

Assumindo mandato no último dia 1 de janeiro, Ruan falou das nomeações na cerimônia de posse:  “Eu não prometi nenhuma secretaria. Fiz questão de colocar pessoas técnicas para me ajudar”, disse ele sobre o ‘time’ que montou para ajudá-lo. Lima foi eleito no ano passado com 4.028 votos (52%). O prefeito é ex-piloto de carro de rally, trabalhava em um haras de cavalos de raça no Maranhão e era próximo ao presidente da Câmara, Arthur Lira, e ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Ambos com negócios no mercado de equinos.

“Fazer história onde a minha família surgiu.” [Ruan Lima, durante posse sobre a origem materna ao assumir cargo na cidade.]

A noiva, Leticia Luna Osterno tem 25 anos, e na descrição da sua rede social, ela diz atuar como empresária, e que está no ‘último ano de internato’, que é o estágio obrigatório dos últimos anos de graduação em medicina. 

  • No ano passado, o governo federal direcionou R$ 5,8 milhões ao Fundo Municipal de Saúde de Moraújo.

“Sabemos o quanto a saúde representa em uma gestão, assim trabalharemos em prol do nosso melhor para a população moraujense, visando uma saúde mais humanizada, tendo como base nossos princípios fundamentais do SUS: equidade, integralidade e universalidade. Uma equipe unida faz toda a diferença. Faremos história, com Deus sempre a nos guiar.” [Leticia Osterno, secretária de Saúde de Moraújo.]

Entre as atribuições de Leticia, estão a formulação e execução de políticas públicas voltadas para a área, além da gestão dos recursos direcionados para saúde, como o repasse enviado pelo Governo Federal, que tem como objetivo a aplicação na atenção primária de saúde — consultas, exames e vacinas —, a gestão do Sistema único de Saúde (SUS) e assistência farmacêutica do município, já que Moraújo tem 11 estabelecimentos de gestão de saúde municipal, como pronto atendimento, clínica, posto e centro de saúde.

  • Ruan Lima celebrou, em dezembro passado, ter conseguido R$ 963 mil com o deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) para a área da saúde de Moraújo.

Pai também foi nomeado

O empresário Alex Lima, pai de Ruan, é definido pelo prefeito como seu “braço-direito”. “É meu secretário de Relações Institucionais, pessoa da minha confiança. Junto comigo, vai fazer história dentro do município”, disse o gestor, na posse. Segundo consta, a secretária tem como missão “captar projetos e recursos” junto aos governos estadual e federal, em benefício de Moraújo.

O que diz a Lei

O Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu que é proibida a nomeação de familiares até o 3º grau, por violação ao princípio da moralidade. Primos são considerados parentes de 4º grau. Estão livres dessa regra os cargos que são de natureza política. Ou seja, parentes podem ser nomeados como secretários municipais e estaduais desde de que tenham formação adequada para a assumir a posição definida. 

Nota oficial da Prefeitura:

“As recentes nomeações para o secretariado municipal – todas elas – ocorreram de acordo com a legislação vigente, sem qualquer prática irregular ou abusiva, cumprindo, inclusive, os entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sr. Alex Lima, empresário experiente e de reconhecido sucesso na iniciativa privada, foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Relações Institucionais após a criação da pasta, formalizada pela aprovação do Projeto de Lei nº 01/2025, na Câmara Municipal. O exercício do cargo será voluntário e seus vencimentos serão integralmente doados ao Município com o objetivo de financiar projetos sociais, como a construção de moradias populares.

A Sra. Letícia Luna, estudante do último período de Medicina, primeira-dama do Município, foi nomeada Secretária de Saúde com o propósito de contribuir para a melhoria dos serviços públicos de saúde, cumprindo um importante papel para o bom andamento da gestão pública. Letícia possui experiência em práticas hospitalares e tem conhecimento amplo do município. O exercício do cargo também será voluntário com os mesmos fins sociais.

A gestão municipal, que começa agora, liderada pelo prefeito Ruan Lima, reforça seu compromisso com a legalidade, a ética e o interesse público, destacando que as nomeações baseiam-se em critérios técnicos e políticos, sempre priorizando o bem-estar da população de Moraújo”, diz a nota.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir