PUBLICIDADE

Motorista embriagado é detido após dirigir pelo calçadão da Beira- Mar

O motorista embriagado foi detido com o trabalho da inteligência, através das câmeras de videomonitoramento - (Foto: Reprodução)
O motorista embriagado foi detido com o trabalho da inteligência, através das câmeras de videomonitoramento – (Foto: Reprodução)

Um motorista que circulava pela Avenida Beira-Mar foi detido por policiais militares pelo fato de estar dirigindo embriagado. A cena em questão foi registrada na noite desta quarta-feira (27/08), em Fortaleza. Para localizar o motorista, que conduzia o veículo sob situação irregular, os agentes contaram com as câmeras do Núcleo de Videomonitoramento, equipamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

As suspeitas sob a embriaguez do condutor tiveram início após policiais do Batalhão de Policiamento Turístico flagrarem o homem quebrando a cancela de um estacionamento privado. Os profissionais também afirmaram que ele chegou a trafegar na contramão antes mesmo de subir o calçadão da Avenida Beira Mar.

Motorista embriagado ao volante – punições vão de acordo com os níveis de desobediência à lei:

Dirigir sob efeito de álcool é uma das infrações mais graves do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As punições são rígidas e podem variar conforme o nível de embriaguez e a situação. A seguir, três cenários que podem ser observados no cotidiano do trânsito do país.

Punições administrativas (independente do índice de álcool)

-Infração gravíssima.

-Multa: R$ 2.934,70 (10 vezes o valor da multa gravíssima).

-Suspensão da CNH: 12 meses.

-Recolhimento da carteira e retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado e sóbrio.

Quando há crime de trânsito

Se o teste do bafômetro acusar além da medida permitida, o contexto já passa a configurar crime de trânsito. As punições são as seguintes:

-Detenção: de 6 meses a 3 anos.

-Multa (mesmo valor administrativo).

-Suspensão ou proibição de se obter a CNH.

Em caso de acidente

Se o motorista embriagado causar lesão corporal ou morte, a pena é ainda mais severa, com enquadramento no homicídio culposo ou lesão corporal culposa. Isso vai resultar em um aumento de pena, podendo chegar a até 8 anos de prisão.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir