Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (20), por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), ligada ao Ministério Público do Ceará (MP-CE), a operação ‘Simulatio’, que investiga um deputado estadual cearense que supostamente realizava empréstimos financeiros perante um advogado que atuava como agiota. Segundo a investigação no esquema, havia um repasse de salários de assessores parlamentares para pagamento de dívidas.
Como funcionava o esquema segundo o MP
Conforme a investigação, um deputado estadual supostamente realizava empréstimos financeiros, em seguida era oferecido cargos de assessor parlamentar no gabinete dele na Assembleia Legislativa para o advogado, suspeito de ser agiota, indicar nomes para entrar na folha de pagamento. De acordo com a denúncia do MPCE, esses assessores “fantasmas” indicados pelo advogado eram lotados no gabinete do deputado e repassavam ao advogado/agiota parte dos salários recebidos como forma de pagar as dívidas feitas pelo deputado.
- O nome da Simulatio tem relação ao uso de funcionários fantasmas
Com apoio da Polícia Civil, os mandados foram cumpridos nas residências dos suspeitos, nos municípios de Fortaleza e Maracanaú, que resultaram na apreensão de celulares, computadores e documentos que irão dar embasamento à investigação do Procap. A ‘Simulatio’ é um desdobramento da operação ocorrida em 2023, que tinha concentrado no núcleo operacional do esquema criminoso.
O que diz o Ministério Público
Questionado por nossa reportagem, o MP segue com o nome do Deputado Estadual sob sigilo.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC