O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com ação contra o vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), por injúria eleitoral contra o prefeito Evandro Leitão (PT) e por maus-tratos a um porco. Os atos foram realizados durante a campanha de 2024.
A denúncia, feita pela Promotoria da 95ª Zona Eleitoral, destaca que, às vésperas do segundo turno, Alberto publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece puxando as orelhas e as patas de um porco, em referência ao sobrenome de Leitão. Na gravação, o parlamentar também profere xingamentos e declara que o então candidato “vai pra panela” e “pra churrasqueira”, entre outras ofensas pessoais com teor eleitoral.

Segundo o MP, “ao fazer os xingamentos, o denunciado praticou o crime de injúria eleitoral majorada, ofendendo a honra de um candidato com palavras de baixo calão de ordem pessoal e com nítida finalidade eleitoral”. O uso do animal no vídeo também levou à acusação de maus-tratos, como destacou o órgão.
“No presente caso, é suficientemente demostrado que o denunciado puxou um porco pelas orelhas e patas durante metros, enquanto o animal a todo tempo grunhe e resiste à ação do acusado. Sua conduta, portanto, provocou sofrimento desnecessário ao animal, o que também se configura como maus-tratos segundo a Resolução nº 1236/2018, do Conselho Federal de Medicina Veterinária”, concluiu o documento.
Além das denúncias criminais, o MPE solicitou que o vereador seja condenado por dano moral coletivo, com a destinação de R$ 100 mil ao Fundo de Defesa do Meio Ambiente de Fortaleza. O MP também pediu uma medida cautelar para que Alberto mantenha uma distância mínima de 200 metros de Evandro, salvo em ocasiões oficiais em que ambos estejam presentes como representantes públicos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.