A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

MPCE convoca audiência para debater direitos de crianças e adolescentes com deficiência em Aurora

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) está convocando uma audiência pública para discutir a garantia de direitos de crianças e adolescentes com deficiência no município de Aurora, a 444 km de Fortaleza. O evento está marcado para o próximo dia 26 de abril, às 9h, na Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado.

O objetivo principal da audiência é acompanhar e fiscalizar de forma contínua a política pública municipal. O objetivo é assegurar educação, saúde e assistência social para crianças e adolescentes com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento, com especial atenção para as crianças com transtorno do espectro autista (TEA).

Nesse sentido, a Promotoria de Justiça de Aurora iniciou um Procedimento Administrativo para monitorar essa questão. Durante uma reunião com o promotor de Justiça José Silderlandio do Nascimento, familiares de crianças com autismo e outras deficiências relataram dificuldades para obter medicamentos e acesso a especialistas. Entre eles, neurologistas pediátricos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional e psicologia.

MPCE convoca audiência para debater direitos de crianças e adolescentes com deficiência em Aurora
Foto: Reprodução/Abraminj

Uma inspeção realizada na Central de Abastecimento Farmacêutico pela Promotoria de Justiça de Aurora revelou a falta de diversos medicamentos, obrigando muitos usuários a entrarem com ações judiciais para conseguir. Em 2016, uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público resultou em uma sentença favorável que obrigava a Prefeitura a destinar professores e/ou cuidadores a todos os estudantes com deficiência que necessitassem de apoio.

Diante desse cenário, a audiência pública proporcionará a oportunidade para cidadãos e familiares de pessoas com deficiência física apresentarem suas demandas. A expectativa é que os gestores municipais expliquem as ações em andamento para cumprir com o dever legal de garantir a prestação de serviços de saúde, educação e assistência para esse público.

Agora, a prefeitura de Aurora tem um prazo de 10 dias corridos para responder às questões do Ministério Público referentes à aplicação dos serviços no município, cujas informações devem ser prestadas antes da audiência pública. O objetivo é coletar subsídios junto à sociedade e aos gestores visando à melhoria dos serviços de saúde, assistência social e educação para pessoas com deficiência, com foco especial nos autistas.

Serviço

Audiência Pública
Garantia de direitos de crianças e adolescentes com autismo e outras deficiências no Município de Aurora
Data: 
26 de abril
Horário: 9h
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado (Rua Padre Vicente Luiz dos Santos, 284, Araça)

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir