PUBLICIDADE

MPCE exige abastecimento de energia em Tamboril

Na última quarta-feira (11/12), o Ministério Público do Ceará (MPCE) moveu uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Enel. O pedido visa obrigar a empresa a regularizar o fornecimento de energia elétrica em Tamboril, estabelecendo uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A decisão foi motivada por reclamações de moradores e comerciantes locais sobre os prejuízos causados pelas interrupções no serviço, incluindo danos a aparelhos elétricos e eletrônicos.

Conforme relatado pelo promotor Guilherme Maia, titular da Promotoria de Justiça de Tamboril, as falhas no fornecimento de energia também prejudicaram equipamentos públicos. No Hospital Municipal, por exemplo, aparelhos como o raio-X e computadores foram danificados. As interrupções também afetaram o funcionamento do fórum da cidade, resultando no cancelamento de uma sessão de júri popular devido à falta de energia.

MPCE exige abastecimento de energia em Tamboril
Foto: Shutterstock

Outro pedido é que a Enel seja responsabilizada pela indenização aos consumidores que tiveram equipamentos danificados por causa das quedas de energia nos últimos três anos. Além disso, o Ministério Público solicitou uma indenização por danos morais coletivos, no valor mínimo de R$ 1 milhão.

Entre as demandas apresentadas, o MPCE também exige que a concessionária implemente melhorias na rede elétrica que atende ao município. Está incluída a necessidade de restabelecimento rápido em eventuais interrupções, além de notificações prévias aos consumidores em caso de desligamentos programados.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir